“Não há riscos para o café neste inverno”, afirma meteorologista

0

cafe04 cópiaO inverno no Brasil começou com frio intenso, situação que preocupa os cafeicultores que estão na época da colheita e temem por geadas em algumas regiões produtoras do país. No entanto, o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, afirma que as temperaturas baixas não irão prejudicar a safra 2017/2018.

De acordo com Nascimento, o inverno, apesar de rigoroso, será melhor do que foi em 2016. Na última terça-feira (04) houve queda brusca de temperatura no Sul de Minas Gerais e no Norte do Paraná, mas não ocorreram registros de geadas em municípios produtores de café.

“Não há riscos para o café neste inverno. Julho e agosto ficarão com as temperaturas acima da liminar de geada, que é de 4ºC. Para prejudicar a colheita a temperatura tem que estar próxima de 0ºC”, explicou.

A colheita de café no Brasil chegou a 44% até o dia 27 de junho, conforme levantamento divulgado pela consultoria Safras & Mercado. Segundo o meteorologista, o tempo vai continuar colaborando bastante para a retirada dos grãos das lavouras, uma vez que não há expectativa de chuva em estados produtores, a exceção do Espírito Santo e Sul da Bahia.

“Nessas regiões a chuva, mesmo que de baixa intensidade, pode estar atrapalhando a produção. E o clima seguirá assim até a semana que vem”, alerta.

Nesta quarta-feira (05) as temperaturas começaram a subir, permitindo um frio mais suportável. Apesar disso, não há previsão de calor para os próximos dias. “Frio vai ter, mas a partir de agora vamos observar um calor acima do normal para essa época do ano”, conta.

Café Point

Compartilhar:

Deixar um Comentário