Desmame de bezerros feito de forma incorreta pode causar estresse nos animais

0

bezerro mamandoA maioria dos produtores apartam os bezerros e os desmamam da maneira tradicional como a retirada do animal, com idade em torno de sete a oito meses, de perto da matriz e o condiciona a um pasto separado sem contato visual e auditivo. Essa forma causa estresse muito grande aos dois animais, que ficam dias na tentativa de localizar um ao outro, o que proporciona inquietude, além de prejuízos na saúde de ambos. A orientação é de José Carlos Ribeiro, consultor da Boi Saúde – Pecuária Inteligente.

“A melhor forma é desmamar o bezerro de forma racional. Na hora do desmame, separe o pasto em dois, que pode ser dividido com um corredor de cerca e nesse espaço manter a matriz de um lado e o bezerro de outro. Dessa forma, haverá o contato visual e auditivo com a matriz, que são sentidos importantes para o desenvolvimento do animal, mesmo que o contato físico não aconteça. Nos primeiros dias, o bezerro ficará na divisa do corredor, mas com o passar do tempo, irá se acostumar a viver de modo separado”, indica Ribeiro, que atua há 15 anos no setor agropecuário.

Os animais já adultos, também sofrem estresse nas tarefas do dia a dia, quando os alguns produtores utilizam choques, espetos e pedaços de madeira para manejá-los, o que afeta diretamente a produção, como a de leite, por exemplo e também no ganho de peso. “Sempre que for manejar o gado, verifique a iluminação do local, pois quando há mudança na luz, seja natural, seja com lâmpadas, o animal tem o receio de se locomover, pois geralmente tem uma boa visão. Caso faça a mudança de local a noite, utilize iluminação indireta para que dê segurança e que o auxilie no deslocamento, assim terá visão da onde está saindo para o local que estará sendo guiado”, ressalta o consultor.

Nos locais de convívio do rebanho como curral e pasto, nunca utilizar ou decorar esses ambientes com objetos de metal que são propícios ao reflexo de luz solar, que além de incomodar, faz com que os animais empaquem e assim, o produtor terá muito trabalho para manejá-los. Quando o animal empacar, nunca utilize choques ou espetos para forçar a saída do gado do local e se dirija ao desejado pelo produtor, porque há o vínculo do sofrimento ao lugar, e o produtor terá problema para manejá-lo dessa forma.

Boi Saúde

Compartilhar:

Deixar um Comentário