Transporte irregular de 250 quilos de queijo é identificada no ES

0

queijo irregular idafUma carga de 250 quilos de queijo parmesão, que estava sendo transportada de forma irregular, foi identificada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) nessa terça-feira (7). Os produtos eram registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Minas Gerais, o que restringe o comércio apenas ao âmbito local, não podendo ser distribuído para outros Estados.

A ação aconteceu na barreira sanitária do Instituto, em Bom Jesus do Norte, na divisa do Estado com o Rio de Janeiro. Segundo a equipe de fiscalização, toda a carga foi enviada de volta para o local de origem, em Bom Jardim de Minas (MG).

Como funciona

Para comercializar os produtos interestadual ou internacionalmente, é obrigatório o registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Para o comércio dentro do Estado, é necessário o Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Já para a comercialização dentro do município, os produtos devem ser registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Uma outra opção para ampliar a área de comercialização é a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), o que autoriza o comércio para todo o país.

Limão e mudas de laranja também são fiscalizados

No último domingo (05), a equipe também realizou o rechaço de 400 caixas de limão, que apresentavam a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) vencida. Além disso, as informações de destino apresentadas no documento não coincidiam com o informado no sistema. O veículo seguia de Elisiário (SP) para Cariacica (ES).

Também foi identificado um veículo transportando irregularmente 50 mudas de laranja e tangerina sem PTV. A ausência desse controle pode colocar em risco a cultura do citros no Estado, propiciando a veiculação de pragas como Cancro Cítrico e Greening, por exemplo.

Idaf

Compartilhar:

Deixar um Comentário