Feira Agroecológica é inaugurada na Mata da Praia, em Vitória

0
Foto: Seag

Foto: Seag

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (30), a Feira Agroecológica do Shopping Victoria Mall localizado no bairro Mata da Praia, em Vitória. No local, frutas, legumes, verduras e produtos da agroindústria, cultivados e produzidos de forma orgânica, serão comercializados por agricultores familiares. A feira funcionará sempre às quartas-feiras das 16h às 20h. Os clientes podem utilizar o estacionamento do shopping de forma gratuita.

Ao todo, sete famílias de agricultores estão participando da feira. Entre os produtos comercializados estão hortaliças como alface, rúcula, manjericão, repolho, agrião, salsa e cebolinha. Frutas como banana, laranja, maracujá, lichia, jabuticaba e acerola, legumes (batata baroa, cenoura, berinjela pepino, abobrinha), e também produtos da agroindústria como pães, bolos, biscoitos, iogurtes, macarrão integral, entre outros.

A empresária Viviane Lopes Amorim mora há oito anos em Jardim da Penha, bairro vizinho à Mata da Praia, e possui um bistrô no shopping. Conta que já comprava alimentos orgânicos para serem utilizadas nas saladas fitness que o estabelecimento oferece, mas que com a feira a compra desses produtos ficará mais fácil e também mais em conta.

“No supermercado esses produtos são muito caros, aqui o preço está muito bom. Cerca de 60% a menos que no supermercado, e são produtos de ótima qualidade comprados diretamente de quem os produz. Além disso, acho que a feira irá ajudar a divulgar o espaço, para que as pessoas o vivencie mais”, disse.

O produtor Anísio Schumach, que mora na comunidade Alto Santa Maria, em Santa Maria de Jetibá, disse que está animado com o novo espaço. Para a feira, ele explica que começa a preparar os produtos cerca de um dia antes.

“Começamos ontem a colher produtos como batata, cenoura, e outros, além de empacotar os alimentos, colocar nas caixas. Alguns nós colhemos hoje mesmo como as hortaliças, estão todos fresquinhos. Estamos com boas expectativas e esperamos que as pessoas gostem”, disse.

Denise Laubers Schiliwer e seu marido também fazem parte do grupo de produtores da feira. Na bancada deles, produtos da agroindústria como geleias, doces, biscoitos e macarrão integral chamam a atenção. Mas ela explica, que não são só esses alimentos que a família produz.

“Nós também cultivamos folhas em geral, legumes como jiló, tomates, repolho, mandioca entre outros. Além disso, entre os produtos da agroindústria também temos laticínios. Estamos empolgados pois é a primeira feira agroecológica que participamos”, disse a produtora.

Feiras Agroecológicas

As feiras agroecológicas fazem parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Para o gerente de Agroecologia e Produção Vegetal do órgão, Marcus Magalhães, elas são de suma importância por diversos motivos.

“Elas encurtam a distância entre quem produz e quem consomem, oferecem produtos de qualidade, livre de agrotóxicos e por um preço melhor pois não existe o intermediário. Assim, nós socializamos o recurso disponível no interior do nosso estado, ou seja, o dinheiro vai para quem realmente produz, e ainda damos à sociedade a oportunidade de consumir um produto ecologicamente correto. Se a agricultura familiar é a base, não há como não apostar nas feiras agroecológicas”

Lista das Feiras Agroecológicas e Orgânicas de Vitória

Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – das 6 horas às 12 horas

Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – das 15 horas às 20h30

Feira de Produtos Orgânicos de Jardim Camburi
Endereço: Av. Isaac Lopes Rubim – próximo à Faculdade Estácio de Sá
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 12 horas

Feira Agroecológica do Shopping Vitória
Endereço: Estacionamento do Shopping Vitória
Av. Américo Buaiz, 200 – Enseada do Suá, Vitória – ES
Horário de funcionamento: Segundas-feiras, das 16 às 20h

Feira Agroecológica do Shopping Victoria Mall
Endereço: R. Aristóbulo Barbosa Leão, 500 – Mata da Praia, Vitória
Horário de funcionamento: Quartas-feiras, das 16 às 20h

Seag

Compartilhar:

Deixar um Comentário