Fepsa anuncia nova forma de arrecadação

0
Foto: Idaf

Foto: Idaf

A partir da etapa de vacinação contra Febre Aftosa no mês novembro deste ano, o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES) estará com uma nova proposta de arrecadação nos municípios que concentram os maiores rebanhos do Estado para facilitar a vida do pecuarista. O recolhimento será realizado no momento em que o produtor efetuar as compra da vacina nas lojas autorizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) a efetuar as vendas. Dessa forma, não haverá a necessidade de ir ao escritório do Instituto para recolher a taxa de seguro, como era realizado anteriormente.

Além dessa novidade, o Fundo Emergencial está trabalhando junto ao Idaf e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sentido de retirar a vacinação contra febre aftosa dos animais acima de 2 anos. Certificado há 15 anos como zona livre da doença, o Estado poderá ter a possibilidade de efetivar esse avanço. De acordo com o presidente do FEPSA-ES Dr. Neuzedino Alves de Assis, se o objetivo for alcançado, a vacinação continuará acontecendo no mês maio e novembro somente para os bovinos com até 24 meses de idade. Ficando desta forma eliminada a vacinação dos animais adultos (ou seja, acima de 24 meses). “Desejamos eliminar a etapa de vacinação em novembro, uma vez que os animais jovens já estariam vacinados na etapa de maio”, conta.

Evidenciando o trabalho realizado na área de defesa sanitária animal, o Fepsa-ES comemorou, em maio, o reconhecimento do Espírito Santo como área livre de peste suína clássica (PSC), junto com outros 13 estados também certificados pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Tais certificações concedem ao Estado a possibilidade de exportação para o mercado internacional e ao produtor capixaba um maior valor ao seu produto.

Mônica Caser

Compartilhar:

Deixar um Comentário