Com mais de 50 anos de seleção genética e tradição no mercado de pecuária leiteira, o Grupo Corteletti Fiore comemora a marca de 17.000 litros/dia de produção e se posiciona entre os 30 maiores produtores de leite do Brasil (ocupando a vigésima oitava posição), segundo o último levantamento realizado pelo portal Milkpoint 2016.
O resultado foi conquistado com um rebanho leiteiro predominante de animais da raça Holandesa e Girolando, e uma participação menor das raças Gir Leiteiro e Jersey, utilizando 650 vacas em lactação, com média geral de 26 kg/dia, distribuídas em duas fazendas com confinamento tipo free-stall e uma terceira em semi-confinamento.
O rebanho Girolando é formado basicamente ½ e ¾ e complementado por produtos 5/8 e HPB. São todos animais com origem na própria fazenda, gerados através da técnica de IA e FIV. “O padrão leiteiro muito forte do plantel Girolando se deve a utilização de rebanhos da raça Holandesa puros de origem, em 50 anos de seleção, e da raça Gir Leiteiro com matrizes oriundas dos melhores planteis do Brasil, como Calciolandia, Fazenda Brasília e Fazenda Poções”, explica Marcos Corteletti, diretor do Grupo.
Parceria com a Coopeavi e a 5ª STA
“Tenho trabalhado com a Coopeavi há algum tempo e um dos motivos por ter alcançado esta marca é o padrão de qualidade das rações entregues pela cooperativa. A nutrição completa do meu gado, desde as bezerras até as vacas leiteiras, é feita com as rações Coopeavi, todos os concentrados possuem o mesmo padrão de qualidade. Eu estou muito satisfeito por trabalhar e contar com o apoio da cooperativa”, afirma Corteletti.
O Grupo Corteletti Fiore fechou uma parceria com a Coopeavi para fazer parte da 5ª Semana Tecnológica do Agronegócio (5ª STA), fazendo exposição de seus produtos, dos animais e genética durante a feira.
Estreia em leilões
O Grupo Corteletti Fiore participa todos os anos das exposições no estado do Espirito Santo e periodicamente em Minas Gerais, sempre conquistando prêmios de melhor criador e melhor expositor ou em colocações de destaque ao final dos eventos.
Esses resultados levaram o Grupo a partir para a democratização de sua genética por meio de leilões, com estreia marcada para julho (leia mais no BOX). O Grupo vai colocar à venda produtos da Família de ABA, uma Girolando ½ Sangue na sétima lactação com produção acumulada de mais 66.217 Kg em 2132 dias provando sua excelência na reprodução e saúde. “Teremos produtos da Família de Clara (Astronaut), Elena (Milestone), Fanny (Leadman), que produziram Zélia (December) uma das nossas melhores doadoras com alta produção tanto de leite quanto de embriões”, acrescenta Marcos.
O leilão garante variadas opções de compra com produtos ½ sangue filhos de descendentes de Gevanny (Gir Leiteiro) que produziu mais de 9.000 kg/lactação e ganhou vários torneios leiteiros produzindo mais de 42 kg/dia. “Vamos vender produtos de sua filha Anna com Sansão que produziu mais de 9.000 kg na Primeira lactação”, completa. Gevanny tem 4 touros em central de sêmen, sendo que o grupo tem 8 touros (SEMBRA) distribuindo e provando o valor de nossa genética. “Na Fazenda Pindobas onde fica parte de nosso rebanho Girolando a média nos últimos 12 meses foi de 8.111 kg em 210 vacas (305 dias, em 3x)”, lembra Marcos.
Marca fortalecida
Tudo começou da década de 60, quando o Sr. Florentino Corteletti começou a adquirir tourinhos da raça Holandesa em São Paulo para melhorar o rebanho de sua propriedade. Três grandes momentos registram o fortalecimento da marca: a partir de 1972 a inseminação artificial é empregada para ampliar a base do rebanho; em 1987 é introduzida a técnica de transferência de embriões e a partir de 2008 o uso da fecundação in vitro aumenta o potencial genético de produção.
“Desde 1985, começamos a produzir o Leite Fiore Tipo A e com o passar dos anos foram criados vários produtos que hoje compõe um mix variado de oferta ao consumidor, seja de lácteos fermentados ou de queijos”, finaliza Marcos. Este é especial porque a Fiore comemora três grandes datas: o grupo faz 50 de melhoramento, 30 anos de laticínio e 29 anos de controle leiteiro oficial.
Estreia em leilões com Girolando Registrado será dia 30/7
A tradição de 50 anos de seleção será comercializada agora no presencial 1° Leilão Anual Rebanho Girolando Registrado – Fazenda Pindobas – Grupo Corteletti Fiore. O remate marcado para dia 30 de julho às 14 horas terá a participação especial de Tadeu Fachetti e Fazenda Santa Júlia (Jabaquara/Anchieta/ES). O evento acontece na Fazenda Pindobas em Venda Nova do Imigrante (ES) e contará com transmissão pelo Canal Terra Viva e parceria da Coopeavi; os interessados podem acompanhar também pela TV Embral (www.embral.tv).
Serão vendidas 200 fêmeas Girolando ½ e ¾ registradas distribuídas em 50 vacas de 1ª cria, 10 vacas de 2ª cria recém paridas, 40 novilhas prenhas e 100 bezerras até 12 meses. A compra é facilitada em 30 parcelas (6×3 mais 6×2). Os produtos à venda são resultantes de uma forte pressão genética. “O Grupo Corteletti seguiu à risca os acasalamentos sugeridos pelos especialistas das raças que formam nosso plantel e que muito ajudaram a formar esse rebanho que é considerado modelo para nossa região e para todo Brasil”, recomenda Marcos Corteletti, diretor do Grupo.
MilkPoint / Coopeavi