Produtores interrompem irrigação em Pedro Canário

0

Produtores rurais canarienses estão interrompendo a irrigação por conta da falta de água. A constatação é do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Alves Fagundes Salomão. Ele disse que a situação hídrica no Município piorou ainda mais, desde o relato que havia apresentado no início do mês. De acordo com o secretário, com dificuldade cada vez maior de encontrar água, os produtores que ainda mantinham sistemas de irrigação preferiram interrompê-los para não ficar completamente desabastecido.

No entanto, Gilmar Salomão voltou a afirmar que, apesar do quadro preocupante, a Cesan ainda não propôs racionamento no abastecimento de água na Cidade. A Cesan afirmou que, “em Pedro Canário, apesar de o rio se encontrar em nível baixo, o abastecimento está normal”. A captação de água em Pedro Canário é feita no Rio Itaúnas.

Ainda de acordo com a Cesan, não é possível determinar a vazão do Rio Itaúnas já que o manancial ainda não está contemplado com a rede estadual de monitoramento hídrico, em fase de implantação.

BARRAGENS
Segundo Gilmar Salomão, a Prefeitura de Pedro Canário já iniciou a construção de uma terceira barragem neste ano, com o objetivo de reter águas das chuvas com limpeza da área, na Fazenda do André, na localidade de Estrada do Meio. Ele disse que uma barragem deste modelo já foi concluída no Distrito de Cristal do Norte, na localidade de Norbertos.

Gilmar Salomão frisou ainda que a situação que percebe na zona rural do Município é preocupante, com os produtores perdendo grande parte da produção agrícola, principalmente na cafeicultura e na pipericultura. Ele afirmou que, com a falta de chuva e o clima quente, há uma ocorrência muito grande de abortamento da pimenta-do-reino.

Segundo o secretário, o caminhão-pipa continua abastecendo moradores nas localidades de Taquara, Assentamento Castro Alves, Floresta do Sul e Cristal do Norte.

 

Tribuna do Cricaré

Compartilhar:

Deixar um Comentário