O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Castelo, realizou nesta segunda- feira (15) uma excursão técnica à sede da Cooperativa de Agricultores Familiares Sul Litorânea do Estado do Espírito Santo (Cafsul), no município de Iconha. O principal objetivo da visita foi possibilitar aos agricultores de Castelo o conhecimento sobre a experiência de organização, gestão e comercialização da cooperativa.
Na visita, os agricultores tiveram a oportunidade de visitar a estrutura onde a Cooperativa climatiza e prepara a banana para o transporte até o mercado consumidor, além de uma propriedade de um dos cooperados da Cafsul, na comunidade de Pedra Lisa. “Foi um momento de trocas de experiências que contribuiu para sanar dúvidas sobre o processo de climatização e produção da banana e para refletir sobre os entraves da comercialização dos produtos da agricultura familiar nos mercados institucionais fomentados pelas políticas públicas”, explicou a economista doméstica do Incaper, Jacinta Cristiana Barbosa. Ela também disse que os agricultores puderam conhecer as dificuldades e potencialidades de se constituir como grupo formal de uma cooperativa ou associação de agricultores.
De acordo com Jacinta Cristina, a equipe do Incaper em Castelo está trabalhando na mobilização e implementação das políticas públicas de comercialização da agricultura familiar visando o acesso aos mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A experiência da Cafsul é uma referência muito interessante que podemos adaptar à realidade do nosso município. Percebemos que nesse processo é fundamental um trabalho de equipe, com parcerias entre a organização social e apoio do poder público local”, afirmou a economista doméstica.
Nessa visita técnica, houve a participação de representantes de associações dos agricultores de Castelo, da Casa do Artesão e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo.
Luciana Silvestre

