Apicultores de Águia Branca inovam na produção de mel

por admin_ideale

Com objetivo de agregar valor e buscar novos canais de comercialização, agricultores de Águia Branca estão inovando na produção de mel. Eles estão produzindo mel diretamente no pote de comercialização e não na melgueira convencional, sobrecaixa que fica acima do ninho das abelhas.

De acordo com o chefe do escritório local do Incaper de Águia Branca, Eduardo Tigre, o novo método de extração do mel é inovador, uma vez que é uma técnica que proporciona um produto mais puro e sem nenhum contato manual. “Tradicionalmente, os favos de mel são produzidos em quadros que ficam no interior das melgueiras. Com a nova técnica, esses quadros são substituídos por potes de vidro de 500 ml e os favos de mel são produzidos diretamente dentro dos potes”, explicou Eduardo.

Segundo Eduardo, um dos benefícios dessa forma de produção e comercialização é o aumento da credibilidade do consumidor no produto, já que o mel colhido no pote é mais higiênico, uma vez que já sai da caixa embalado. Além disso, o favo de mel dentro do pote torna o produto mais atraente. “Muitas pessoas desconfiam que o mel líquido é feito de açúcar. Com o favo de mel dentro do pote, o consumidor tem a certeza de que está comprando mel puro”, ressaltou.

Ao longo dos anos, iniciativas como essa têm sido incentivadas e apoiadas no município de Águia Branca pelo Incaper, por meio de cursos e atividades. Recentemente, o escritório local de Águia Branca, em parceria com o Projeto de Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial), realizou um trabalho junto à Associação dos Apicultores de Águia Branca (AGUIAMEL) para ampliar os canais de comercialização do produto, que culminou na elaboração dessa nova técnica de coleta e comercialização do mel.

O município conta com cerca de 20 apicultores e a Associação dos Apicultores de Águia Branca (AGUIAMEL) conta ainda com apicultores dos municípios de Nova Venécia e São Domingos do Norte. Em 2012, a produção de mel no município ficou em torno de 10 toneladas.

 

Luciana Silvestre

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar