Servidores são preparados para aposentadoria

por admin_ideale

A aposentadoria como uma nova etapa da vida, não
como seu final. Com essa perspectiva, o projeto de Preparação para a
Aposentadoria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão
Rural (Incaper) tem contribuído, desde 2011, para os servidores que irão se
aposentar nos próximos cinco anos se planejem para esse período.

De acordo com a assistente social do Incaper,
Hildeneia Ribeiro Patrício, a aposentadoria é um momento importante para a vida
do servidor, mas pode trazer angústias e inseguranças diante de mudanças de
hábitos e rotinas. “É importante a reflexão sobre o significado da
aposentadoria antes de o servidor deixar de ter uma relação integral com o
trabalho. A decisão de se aposentar depende de como ele avalia sua condição de
saúde e dos cuidados que deve ter para aproveitar melhor essa nova etapa de
vida com qualidade.

O projeto de Preparação para Aposentadoria integra
o programa de Qualidade de Vida desenvolvido pelo Incaper e está inserido no
Plano de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo 2025, no eixo estratégico
Melhoria da Gestão Pública e Valorização do Servidor. Tem como enfoque ações
preventivas que buscam preparar os pré-aposentáveis com informações e
orientações contínuas e educativas sobre o processo de aposentadoria,
contemplando aspectos sociais, afetivos, econômicos, de saúde e cidadania.

Por meio de encontros bimestrais e regionalizados,
os servidores passam por uma preparação seguindo uma abordagem nos âmbitos
emocionais, sociais e de cidadania. “Sabe-se que as emoções influenciam muito,
sobretudo quando se trata de tomar decisões. O servidor pode reagir de maneira
ambivalente quanto à aposentadoria. Pode ter sentimentos de liberdade ou se
deparar com a exclusão social, motivo pelo qual torna-se fundamental trabalhar
esse aspecto”, falou Hildeneia.

No que se refere à abordagem social, os servidores têm contato com temáticas
como nutrição, atividade esportiva, saúde, lazer, cultura, arte, longevidade,
desenvolvimento intelectual, relacionamento familiar e social. Sobre cidadania,
são abordados temas como questões administrativas, burocráticas, leis, direitos
humanos, planejamento financeiro, segunda carreira, trabalho voluntariado ou
projeto pessoal; empreendedorismo, coleta seletiva e questões ambientais.

Desde o início do projeto, foram realizados sete
encontros com os servidores que irão se aposentar em até cinco anos e aqueles
que possuem idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 149 profissionais. Os
encontros têm registrado um percentual de 67,11% de participação.

Para o servidor Raul José Martineli, que se
aposentou na função de chefe da Fazenda Experimental do Incaper de Linhares, em
julho de 2012, a experiência dos encontros de preparação foram muito
importantes. “Nesse curto período de aposentadoria, percebo o quanto aprendi
participando das atividades de preparação. A gente amplia a visão para
possíveis problemas de convivência familiar, já que a tendência é deixarmos de
participar ativamente da vida social”, disse Raul.

Já a servidora do Centro Serrano, Marlete Lucinda
Uliana Ébani, que pode se aposentar a partir de outubro de 2014, avalia que a
discussão em grupo ajuda na reflexão para a aposentadoria. “É ruim ficar
pensando de maneira isolada sobre esse período. No grupo, a gente se sente mais
amparado”, falou Marlete. Ela disse que, após encerrar as atividades laborais,
pretende desenvolver trabalho voluntário junto ao hospital de Venda Nova do
Imigrante, por meio de trabalhos manuais, como bordados, colchas e lençóis.

“A proposta do projeto é realizar um processo de
revisão pessoal e reorganização do projeto de vida do servidor. Não se
restringe somente às questões previdenciárias e burocráticas, mas à preocupação
com a nova realidade, o retorno ao seu cotidiano familiar, o aproveitamento do
seu tempo livre e o cuidado com a sua saúde e a qualidade de vida. Essa
iniciativa pode ser adotada pelos demais Órgãos Estaduais, uma vez que consta
na Lei 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, regulamentado pelo
decreto 1.948/06 e na Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do
Estado do Espírito Santo”, sugeriu a assistente social do Incaper, Hildeneia
Ribeiro Patrício.


Luciana Silvestre


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo

O Campo Vivo também está no Facebook

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar