No Espírito Santo o abacaxi pérola é produzido durante todo o ano, mas é entre os meses de outubro a dezembro, período da safra, que a produção ganha destaque no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES). Em outubro de 2011, foram vendidos 782.960 quilos da fruta, 16,3% a mais comparando com setembro do mesmo ano. O aumento nas vendas se estendeu pelos meses de novembro, que somou 881.754 quilos, e dezembro com 982.975 quilos.
Segundo o setor de estatística da Ceasa/ES, o abacaxi pérola é uma fruta encontrada durante o ano todo, contudo, nos meses de outubro a dezembro há um aumento significativo nas vendas e, consequentemente, a redução no preço, isso devido ao período de safra. Como ocorreu com o mês de novembro, que teve o menor preço médio em 2011, o valor foi de R$ 0,88 o quilo. Enquanto, nos nove primeiros meses de 2012 foram 5.039.551 quilos comercializados. A movimentação financeira foi de R$ 5.226.520,51 e o preço médio esteve a R$ 1,04, até setembro deste ano.
Em relação à procedência, a maior parte vem do município de Marataízes, responsável por 4.942.905 quilos da comercialização em 2012, seguido do município de Sooretama com 10.950 quilos vendidos e Itapemirim com 7.500 quilos. Outros estados também apresentam grande contribuição, como São Paulo com 24.793 quilos comercializados e Tocantins com 15 mil quilos.
De acordo com o produtor de Marataízes, Jander Benevides, o abacaxi pérola apresenta boa comercialização no Estado principalmente no período de safra. “Eu produzo abacaxi pérola há aproximadamente 12 anos. Comecei o plantio com meu pai, que já faleceu. Em Marataízes, a maioria das pessoas sobrevivem de lavouras de cana-de-açúcar e de abacaxi. Trago para o entreposto de Cariacica de oito mil a dez mil unidades por semana. Contudo, no período de safra essa quantidade chega a dobrar. Quanto ao preço, tem saído em torno de R$ 2,00 a R$ 2,50 a unidade. Em relação à plantação é preciso muito cuidado, como acompanhá-la constantemente para que doenças não a atinjam. Agora na safra é a melhor época, tanto para venda quanto para o consumo, pois o abacaxi fica doce e com melhor aspecto”, diz o produtor.
Lorena Quirino Pelissari
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

