As empresas
que desejarem solicitar o registro dos genéricos veterinários junto ao
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já podem encaminhar
o pedido, porque independe de regulamentação. A lei que estabelece o
medicamento genérico de uso veterinário no Brasil está em vigor desde
quarta-feira, dia 17 de outubro. Ela foi sancionada há 90 dias pela presidenta
Dilma Rousseff.
De acordo com o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (Dfip) do
ministério, a regulamentação está em fase de elaboração de minuta, após a
conclusão o documento será submetido à apreciação no Dfip, Secretaria de Defesa
Agropecuária e Assessoria Jurídica do Mapa.
A nova legislação conceitua os novos medicamentos veterinários e define também
os critérios para registro e comercialização no País. O Mapa será o responsável
pelo registro das substâncias e pelo acompanhamento desde a fabricação até o
emprego desses insumos.
O ministério também fará análise de fiscalização do medicamento genérico,
mediante coleta de amostras do produto na indústria e no comércio, para confirmação
da bioequivalência, conformidade dentro das características e uso recomendado.
Periodicamente serão editadas pelo Mapa a relação dos produtos de uso
veterinário no País seguida dos nomes comerciais e das respectivas empresas
fabricantes.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É
necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

