No último
dia 16, Ibitirama comemorou o aniversário de sua emancipação política que
completa 24 anos. A festa começou na sexta-feira (14) e foi até o domingo (16),
com uma programação recheada de atividades que contemplam o meio rural, como a
exposição agropecuária e torneio leiteiro da agricultura familiar, que teve o
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
como coordenador de suas atividades em parceria com a Prefeitura Municipal de
Ibitirama, realizadora do evento.
Estima-se
que cerca de oito mil pessoas tenha circulado pelo evento a cada dia. O chefe
do Escritório Local do Incaper, Aristodemos de Paiva Hassen, destacou que a
festa foi amplamente positiva para quem visitou e para os produtores que
participaram de alguma atividade. “O 24º aniversário de emancipação política de
Ibitirama superou todas as expectativas e deixou os visitantes satisfeitos com
as atrações e a programação que explorava as atividades do campo, bem como os
participantes do concurso leiteiro ou da exposição agropecuária que tiveram a
oportunidade de expor seus produtos”, comenta.
O concurso
leiteiro contou com grande envolvimento de pecuaristas locais e de pequenos
produtores da agricultura familiar que também concorreram. Foram 43 animais
disputando em 4 categorias e 12 premiações distribuídas entre os primeiros,
segundos e terceiros colocados de cada uma. O pecuarista de leite de Ibitirama,
que concorreu nas categorias 25 e 30 kg, Antônio Edson de Barros, exaltou a
importância do torneio: “É uma atividade de muito valor para os produtores,
pois temos um momento de confraternização e nos sentimos estimulados a
prosseguir com a atividade sempre buscando o melhoramento da produção”.
A pecuária de leite é uma das principais atividades econômicas do município e
está crescendo cada vez mais. Em 2004, sua produção diária era em torno de 3
mil litros e hoje foi elevada para 17 mil litros/dia. Aristodemos de Paiva,
lembra que isso é resultado das ações que são desenvolvidas cotidianamente em
prol da melhoria genética e da capacitação dos agricultores e que são
explicitadas em eventos como o torneio leiteiro: “O produtor demonstra sua
capacidade produtiva e se sente valorizado por ser prestigiado por tantos
visitantes e ter um espaço para mostrar sua produção. Além disso, pode trocar
experiências com outros agricultores e aproveitar um momento de
confraternização”, destaca o engenheiro agrônomo do Incaper.
O saldo
positivo da festa abre espaço para o planejamento de novas ações no âmbito
rural. Segundo Aristodemos de Paiva, já estão sendo pensados outros eventos,
como uma exposição da agricultura familiar para o mês de outubro, em que serão
mostrados produtos agrícolas e destacada a importância cultural. Econômica, e
social dessa atividade.
Incaper
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É
necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

