O ministro
da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu, na
última quinta-feira (13) em Porto Alegre, documento do presidente do Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) contendo
sugestões para que seja promovida uma racionalização do uso de agrotóxicos no
Brasil. “Sabemos das dificuldades de fiscalização que existem hoje. Estamos
tentando mudar critérios. Pela proporção continental do Brasil e a diversidade
de climas e culturas, esse processo precisa ser regionalizado”, acredita
Mendes.
O material repassado ao ministro pede a criação de um programa de monitoramento
de resíduos agrotóxicos, evidenciando que o trabalho já realizado pelo
Ministério da Agricultura e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) tem um número de amostras ainda a crescer para atender a produção
agrícola nacional, descreve o documento.
Segundo dados da Anvisa, o Brasil é hoje responsável por 19% do consumo de
químicos no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Foram utilizadas 900
mil toneladas de defensivos agrícolas em 2011 no País. Mendes Ribeiro prometeu
analisar o pedido e fazer parcerias com órgãos regionais para atender a
situação atual.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É
necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

