Fungo roya tem devastado as plantações de café da América Central

por admin_ideale

O fungo roya tem devastado
as plantações de café da América Central, resultando em altos custos aos
produtores em um momento de queda dos preços da commodity no mercado
internacional. Os danos estão sendo considerados maiores do que os previstos.

Os dois principais
produtores da região, Guatemala e Honduras, ainda devem calcular os prejuízos.
“É terrível”, disse Ricardo Villanueva, presidente da Associação de
Café guatemalteca (Anacafé). “Os defensivos não estão surtindo efeito”.

O fungo desaparece
momentaneamente, mas depois volta a aparecer. “É uma situação muito difícil, de
altos custos e nenhum resultado positivo.” O roya chegou a ser detectado em
cafezais entre 5.000 e 6.000 metros de altitude, embora se manifeste,
geralmente, em plantações até 4.000 metros acima do nível do mar.

Para Villanueva, áreas
montanhosas estão mais quentes em razão das mudanças climáticas, o que favorece
a propagação do fungo. “A preocupação é que metade da safra de café está
sendo cultivada por pequenos produtores, que não combatem o fungo de maneira
adequada”, disse o presidente da Anacafé.


Rede
Peabirus

Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo



O Campo Vivo também está no Facebook


Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar