Vitória será capital mundial do conilon

por admin_ideale

 

Entre os dias 11 e 15 de junho, Vitória será a capital mundial do conilon. A cidade sedia um dos mais importantes eventos da cafeicultura de todo o planeta: a Conferência Internacional de Coffea canephora, que deve atrair centenas de pessoas, vindas de mais de dez países produtores e consumidores de café conilon.

 

Mais de dez técnicos e autoridades do café da Inglaterra, Costa do Marfim, Uganda, Vietña, França, Índia, Nicarágua e Estados Unidos vão abordar temas associados à pesquisa, desenvolvimento e inovações; aspectos conjunturais e de organização; qualidade, mercado e indústria; entre outros.

 

O evento tem como tema central os Cem Anos de História e Evolução do Conilon no Estado do Espírito Santo – Brasil. O principal objetivo é apresentar e discutir, com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores envolvidos na cadeia de Coffea canephora, temas associados à competitividade e sustentabilidade desta importante atividade em vários países do mundo. Além das discussões teóricas, serão realizadas visitas técnicas a unidades demonstrativas de café conilon nos municípios de Fundão, Marilândia e São Gabriel da Palha. Haverá também uma vista a uma indústria de café solúvel.

 

“A Conferência Internacional será um dos maiores fóruns de debates e aprendizado sobre esse grão e mostrará as tecnologias desenvolvidas por vários institutos nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, tecnologia de produção e questões climáticas, que é um dos principais focos”, explica o presidente da comissão executiva da Conferência e pesquisador do Incaper Romário Gava Ferrão.

 

A Conferência é realizada no ano em que o Espírito Santo poderá superar o recorde de produção de café conilon ocorrido em 2011. Para esse ano estima-se mais de 9 milhões de sacas, quantitativo esse que representa mais 17% da produção mundial de robusta. O conilon é a principal atividade agrícola capixaba na geração de emprego e renda, pois emprega cerca de 250 mil pessoas, envolvendo 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades em 64 municípios, que cultivam mais de 600 milhões de plantas de café.

 

A espécie canephora, é conhecida genericamente no mercado internacional como Café Robusta. É designada no Brasil, notadamente no Espírito Santo, como Café Conilon. O Espírito Santo destaca-se como o maior produtor brasileiro dessa espécie, introduzida há 100 cem anos no Estado e cultivada comercialmente desde 1972.

 

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), o Consórcio Pesquisa Café; e instituições parceiras vão promover a Conferência Internacional de Coffea canephora. As inscrições estão abertas, e estudantes têm desconto de 50% no valor, desde que apresentem comprovação. Mais informações pelo site www.conferenciaconilon.com.br.

 

 

 

 

Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.

(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

 

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar