As Secretarias de Meio Ambiente e a de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Santa Tereza, apresentam no Dia Mundial da Água, que comemora-se nesta quinta-feira, 22, as ações no manejo de recursos hídricos realizadas no município nós últimos anos.
Dentre elas, estão a instalação de caixas secas para captação de água da chuva, produção e distribuição de mudas, como a pupunha e nativas, para reflorestamentos de matas ciliares, além de acompanhamento técnico e fiscalização.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Natali, uma articulação entre proprietários rurais, poder público e sociedade civil culminou num Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) para o uso de águas da bacia do rio Santa Maria do Rio Doce, que corta Santa Teresa. “Esse termo vem dando resultados positivos para os produtores e para a questão ambiental. A tarefa é seguir aperfeiçoando o manejo da água, já que o TAC restringe a abertura de poços na bacia”, afirmou o secretário.
Uso da água no Estado
Segundo levantamentos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) nos últimos 20 anos, a agricultura irrigada cresceu no Espírito Santo e a demanda por água aumentou, especialmente em períodos de estiagem, momento em que muitos córregos e rios apresentam déficit hídrico. Com isso, a abertura de poços se tornou uma realidade em grande parte das propriedades rurais do Estado. A partir de uma regulamentação, a atividade passa a ter critérios para uma escavação correta visando à preservação dos lençóis freáticos.
Nesta quinta-feira, está sendo discutida em Santa Tereza, a regulamentação da captação de água em poços. O objetivo é debater a possibilidade de regulamentar da atividade e as alternativas mais viáveis para a gestão ambiental desta questão, considerando a importância socioeconômica deste tipo de poço no meio rural.
Joyce Azevedo
Redação Campo Vivo
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

