Produtores rurais de Divino de São Lourenço estarão aptos a produzir mudas de frutas diversas e de café no próprio município, materiais até então comprados em regiões vizinhas. Por meio do curso de Viveirista, que será oferecido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nos dias 15, 16 e 17 de setembro, um grupo de 15 agricultores receberá instruções sobre técnicas de produção de mudas de qualidade, tratos culturais dos viveiros e comercialização. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura local são parceiros da iniciativa.
Os encontros terão início às 8 horas, com encerramento das aulas às 17 horas. As aulas teóricas serão Casa do Agricultor, na Sede do município, no primeiro dia do curso. Já as atividades práticas serão desenvolvidas nas propriedades dos participantes, nos dois últimos dias de treinamento. O conteúdo será ministrado pelo técnico do Senar, Luiz Alberto Nunes e vai capacitar o agricultor para produzir mudas pelos métodos de reprodução cruzada, com o uso de sementes, e pelo sistema vegetativo.
O extensionista do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiro, explica a diferença entre as duas técnicas. “Na reprodução com sementes há uma mistura genética das características das duas plantas envolvidas, resultando em uma planta filha diferente. Já no sistema vegetativo é possível fazer com que a planta filha seja idêntica à mãe, com reprodução das mesmas características genéticas. Ambas as técnicas têm vantagens específicas. A utilização de uma ou outra vai variar de acordo com o objetivo do agricultor. O mais importante é que ele esteja apto para desenvolver os dois métodos”, ressalta o extensionista.
O treinamento abrange, ainda, a construção, manejo e poda de viveiros, processo e tipos de enxertia, orçamento e custo de produção das mudas, além de orientações sobre adubação, calagem e segurança no controle de pragas.
De acordo com Ricardo Pinheiro, o objetivo da capacitação é fazer com que o grupo participante se torne auto-suficiente e evite custos extras, como as despesas com transporte, uma vez que as mudas são compradas em municípios como Alegre e Dores do Rio Preto. “Além disso, é uma maneira de garantir a qualidade das plantas, cultivando mudas sadias e vigorosas”, acrescenta.
Em Divino de São Lourenço, a fruticultura está em período de expansão. Mas, segundo o extensionista, já apresenta bons resultados devido aos treinamentos e implantação de unidades demonstrativas realizados pelo Incaper. No município, há cultivo de pêssego, uva, banana, citrus e ameixa preta.
Cerca de 30 propriedades estão envolvidas na fruticultura, todas de base familiar. Já a cafeicultura, com o cultivo de arábica, é a principal atividade econômica do município e está presente em cerca de 800 propriedades. Ao todo, são, aproximadamente, três mil hectares de área plantada, com produção média de 48 mil sacas por ano.
Mais informações sobre o Curso de Viveirista em Divino de São Lourenço podem ser obtidas pelo telefone (28) 3551-1139
Ana Carolina Marchesi
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

