A construção dos silos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Viana, recebeu nessa segunda-feira (15) o apoio do governador Renato Casagrande, durante reunião no palácio Anchieta.
Pela proposta 20% da área da companhia, em Jardim da Penha, serão transferidas ao governo, e o restante (80%) serão destinadas à prefeitura de Vitória para a construção de um espaço agradável de vivência, uma antiga solicitação dos moradores do bairro.
Na ocasião, o superintendente da Conab, Brício Alves Santos Júnior, destacou o potencial de comercialização de grãos e as vantagens competitivas do Espírito Santo a partir da localização dos novos, que contarão com um acesso facilitado a rodovias e ferrovias.
Para o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Atayde Armani, com os recursos assegurados do Ministério da Agricultura e o compromisso ratificado pelo governo, que garantirá a aquisição e a cessão da área onde serão instalados os novos silos da Conab, em Viana, o Espírito Santo terá um avanço em sua logística para o transporte e armazenagem de grãos.
“É um avanço para a nossa logística e estocagem, porque ao invés de utilizarmos carretas e bitrens para o transporte da soja e do milho, passaremos a transportar pelas ferrovias!” – avalia Atayde, que também acredita que o investimento irá impulsionar tanto a Avicultura como a Agricultura.
A partir da transferência da sede da Conab para Viana, o governo deverá implantar em Jardim da Penha as sedes da secretaria de Agricultura (Seag) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), liberando o espaço para uma futura ampliação do hospital São Lucas, que funciona nas imediações.
Além do governador Renato Casagrande, do deputado federal Lelo Coimbra, e do deputado Atayde Armani, participaram da reunião o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, o superintendente da Conab, Brício Alves Santos Júnior, o prefeito de Vitória, João Coser, a prefeita de Viana, Ângela Sias, o presidente do Sindicato Rural de Viana, Abdo Gomes.
Também estiveram presentes os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária (Faes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes), da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (Seea), e das associações de Suinocultores e de Avicultores (Ases e Aves), e outros convidados.
Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)
Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

