Relatório do TCU revela falta de controle na administração do Ministério da Agricultura

por admin_ideale

 


Um relatório do Tribunal de Contas da União revela falta de controle na administração do Ministério da Agricultura. A auditoria aponta margem para possíveis desvios de verba.


A investigação analisou as atividades do Ministério e dos órgãos vinculado à pasta. Segundo o TCU, falta controle interno, o que preocupa, já que os funcionários lidam com fiscalização de transações de grande valor, aplicação de multas, apreensão de mercadorias e interdição de estabelecimentos. O relatório questiona ainda a compra de produtos de alimentação animal e uso veterinário para um programa de agro energia de cana-de-açúcar.


Além disso, com recursos de mais de R$ 2 bilhões para esta safra, o Funcafé não conta com um sistema informatizado. Os repasses feitos de forma manual gerariam risco de prejuízo para os cofres públicos e para os produtores. Por meio de nota, o Ministério da Agricultura informou que está trabalhando nas adequações sugeridas pelo TCU.


A Controladoria Geral da União instaurou nesta terça, dia 2, uma auditoria para apurar as denúncias de corrupção veiculadas pela revista Veja, envolvendo a Companhia Nacional de Abastecimento e o Ministério da Agricultura. Na reportagem, o ex-diretor da Conab, Oscar Jucá Neto, afirma que existe um acordo entre o PMDB e o PTB para controlar a estrutura da pasta, a fim de arrecadar dinheiro. A equipe da CGU tem até 30 de setembro para concluir as investigações.


A Associação Nacional dos Empregados da Conab divulgou carta aberta de repúdio às acusações feitas por Jucá Neto. A entidade pretende processar o ex-dirigente.


Já o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou que vai à Câmara dos Deputados nesta quarta, dia 3, dar explicações aos parlamentares.


 


Canal Rural


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar