Pelo terceiro ano consecutivo, os produtores rurais de Atílio Vivácqua participam do projeto de Compra Direta de Alimentos da Agricultura Familiar no município. Nesta sexta-feira (18), a partir das 13 horas, será realizada a solenidade de assinatura do convênio entra a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAHD) e a prefeitura municipal de Atílio Vivácqua.
O projeto é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e abrange 500 beneficiários, entre alunos de creches e pessoas atendidas por entidades socioassistencias.
O Instituto, que elaborou a proposta, está auxiliando na organização dos 20 produtores rurais que participam do trabalho, além de prestar assistência técnica nas propriedades rurais.
O trabalho, coordenado pela extensionista do Incaper, Vera Balbino, gera um faturamento próximo de R$ 70 mil ao ano para os 20 agricultores familiares envolvidos na Compra Direta de Alimentos da Agricultura Familiar. Os produtos do programa são destinados ao Hospital Municipal, Casa Acolhedora, Pestalose de Atilio Vivácqua, a creches e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
“Esse projeto tem o objetivo de garantir a venda da produção do agricultor familiar de Atílio Vivácqua e também levar melhoria na qualidade dos produtos consumidos nas entidades que recebem o benefício. Em alguns casos, existem filhos de produtores rurais que consomem os alimentos nas creches do município”, afirma a extensionista.
A entrega dos alimentos por parte dos agricultores acontece toda segunda-feira e para esse ano a estimativa é que 50 toneladas de produtos e 25 mil pés de folhosas – como alface, agrião, couve e cebolinha – sejam distribuídos para as entidades. A lista de alimentos é composta de 24 itens, a exemplo de palmito, inhame, diferentes tipos de banana, arroz, feijão, mandioca, milho verde, coco verde, abacate, cenoura e goiaba.
Leandro Abreu

