Novo modelo de emissão do PTV já está sendo testado

0

A Emissão do PTV, documento de Permissão de Trânsito Vegetal, necessário para o setor produtivo do mamão e de outros produtos agrícolas, foi debatida em reunião realizada, em Brasília, na última terça-feira (13), na Câmara Setorial da Fruticultura do Ministério da Agricultura.  A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) esteve representada pelo engenheiro agrônomo e consultor da entidade, Geraldo Fereguetti.


Atualmente, para emissão do PTV, o produtor precisa, de posse do CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), emitido pelo engenheiro agrônomo, se deslocar até um escritório de defesa sanitária para pegar o documento de permissão de trânsito do seu produto para fazer o transporte. Atendendo a necessidade de desburocratização do sistema, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) apresentou uma proposta de modelo de emissão informatizada. “O agrônomo prepara o CFO eletronicamente e encaminha ao escritório da defesa sanitária, que disponibiliza a guia de transporte (PTV), e também a possibilidade de pagamento, de forma eletrônica. Com isso, o produtor não precisará se deslocar até a cidade, já que tem a possibilidade de fazer tudo via internet ”, explica Fereguetti sobre a proposta apresentada.


O produtor rural terá um cartão com identificações do seu registro no escritório de defesa e todo esse processo de emissão do PTV será eletrônico. “Isso abre possibilidade para emissão das guias em qualquer hora. Hoje, às vezes, em feriados e finais de semana, o produtor não consegue fazer isso. A ideia já está sendo testada na Bahia. É um sistema muito bom. Precisamos que o Espírito Santo adote também para eliminar de vez essa burocracia”, destaca o agrônomo.


 


 


 Franco Fiorot


 


 


 


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)


 


Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook


 


 


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário