Sindicato Rural de Linhares completa 50 anos de fundação em dezembro

0

No mês de dezembro, o Sindicato Rural de Linhares completou 50 anos de fundação. A entidade recebeu a carta sindical do Ministério do Trabalho e Previdência Social no dia 12 de dezembro de 1967. No entanto, a história do sindicato começa em 1941, quando foi realizada a primeira reunião em que representantes políticos e produtores demonstraram interesse em criar a Associação Rural de Linhares. Com o passar dos anos, foi definido o diretório dessa associação em que o presidente era Halley Pinheiro Monteiro, Juiz de Direito da Comarca de Linhares, e seu vice era o prefeito Joaquim Calmon. Em 1966, o estatuto social dessa associação foi reformado, o que permitiu seu reconhecimento como órgão representativo dos empregadores rurais.

O primeiro presidente do Sindicato Rural de Linhares foi Waldemar Borges, que hoje é uma das únicas memórias vivas daquela época. Na visão dele, a entidade contribuiu para o desenvolvimento de Linhares.

Waldemar Borges

“Foi um ato muito importante para os produtores e para o município. Nós prestamos um relevante serviço. Linhares tinha poucos recursos, era uma cidade pequena e não tinha muita coisa e nós começamos a prestar um bom serviço pela parte mais carente, com serviços médicos”, disse.

Logo no início de suas atividades, o prefeito da época, Senatilho Perin, doou o terreno para a construção da sede do Sindicato, que funciona até hoje no mesmo espaço. A área do Parque de Exposições de Linhares também foi doada ao sindicato por Senatilho Perin, para a realização de exposições agropecuárias. O local até hoje é cedido de forma gratuita para a realização de eventos festivos da cidade.

A entidade cumpre até hoje o seu papel, que se resume na defesa, assistência e orientação aos produtores rurais de Linhares, visando o desenvolvimento sustentável e legal do setor agropecuário.

“O sindicato nasceu com a finalidade de ajudar e defender os produtores em todos os sentidos. Com o passar do tempo tivemos que inovar, aprender no dia a dia e hoje o sindicato se modernizou, se informatizou e se coloca como referência em Linhares como entidade de classe mais lembrada da cidade”, relata atual presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte.

Hoje, os produtores contam com assessoria jurídica, serviços de departamento pessoal para contratação de trabalhadores rurais, treinamentos e capacitações gratuitos em parceria com o Senar, além do atendimento médico especializado como ginecologia, neurologia, fonoaudiólogo e clinico geral, que também estão disponíveis para a população num valor mais acessível.

As realizações mais marcantes para o atual presidente, foram a reforma do prédio do sindicato, que hoje é uma das mais modernas de todo o Espírito Santo, e a realização da Agro Expo Norte, uma feira agropecuária que aconteceu em Linhares, entre 2013 e 2016, e movimentou mais de R$ 30 milhões em negócios fechados.

Antonio Roberte – atual presidente do Sindicato Rural de Linhares

“Com isso, fomos agraciados e recebemos a comenda Caboclo Bernardo, que é a maior de Linhares. A feira mostrou a força que o agronegócio de Linhares tem”, destaca.

Antonio Roberte está à frente da entidade desde 2008. Segundo ele, o desafio diário da luta pela classe produtiva é recompensado pelo retorno positivo do linharense.

“Para nós é um motivo de grandeza e de orgulho de estar junto à entidade, defendendo a classe produtora. Eu faço isso porque gosto e é importante. É um trabalho voluntario e não remunerado financeiramente, mas o reconhecimento da sociedade nos engrandece e nos enche de alegria. Trabalhamos aqui com vontade e com desejo de estar ajudando o produtor rural”, enfatiza.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário