Linhares inicia a construção de caixas secas na microbacia do córrego Jacutinga

0

A Secretaria de Agricultura de Linhares iniciou nos últimos dias a quarta etapa do programa de construção de caixas secas na bacia do córrego Farias, com os serviços sendo realizados nas áreas que compõem a microbacia do córrego Jacutinga. O trabalho completa os já desenvolvidos nos córregos Polidoro, Esgoto e Primavera. A ação acontece também nesse momento nas regiões de São Rafael e Desengano e, essas três frentes de trabalho somam 1.245 caixas secas construídas. A prefeitura colocou o maquinário à disposição dos produtores para realização do serviço.

A técnica consiste na abertura de caixas escavadas às margens das estradas e nos carreadores, que são acessos dentro das lavouras. O diretor de Agricultura, Rafael Breda Buffon, disse que o município também tem se preparado para um eventual período de seca. “O maquinário está disponível para abertura de caixas conforme a necessidade do produtor. O programa também consiste na limpeza das caixas cheias de terra, seguindo o cronograma de ação da secretaria”, falou.

O trabalho de abertura das caixas é feito por meio da delimitação de microbacias, para dar mais eficácia ao trabalho, melhoramento da vazão dos rios mais perenes, a elevação do nível de lençol freático e a retenção de assoreamento dos rios. O reservatório impede que a água arraste partículas sólidas, e, ao mesmo tempo, que se infiltre no lençol freático e garanta o abastecimento das nascentes no período de seca.

Caixas secas
Até o momento, a Secretaria Municipal de Agricultura construiu 1.245 caixas secas nas regiões do Farias, Desengano, São Rafael e Japira, com capacidade de infiltração de água no solo de aproximadamente 58,5 milhões de litros d’ água, considerando cinco eventos de chuva por ano. Já a capacidade de retenção de sedimentos sólidos que iriam parar dentro dos rios é de aproximadamente 11,7 milhões de m³, o que evita o assoreamento dos rios.

A ação faz parte do Programa de Conservação de Água e Solo do Plano Municipal Agropecuário – o Plano Agro –  que desenvolveu o projeto de construção de caixas secas para amenizar os danos causados pela falta de chuvas, em busca de alternativas de reservação e também de obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua preservação nas propriedades.

Prefeitura de Linhares

Compartilhar:

Deixar um Comentário