Portal Campo Vivo entrevista os novos secretários de agricultura dos municípios da região

1
Vista aérea de Nova Venécia

Vista aérea de Nova Venécia

O portal Campo Vivo faz uma série de entrevistas com os secretários de agricultura dos municípios mais importantes para o setor no Espírito Santo. No decorrer dos próximos dias, você acompanha quais são as propostas e os desafios que os novos gestores tem pela frente em seus mandatos.

A entrevista desta segunda-feira (16) é com o Secretário de Agricultura de Nova Venécia, Natalino Cassaro.

Confira:

Nova Venécia é um município localizado na região noroeste do Espírito Santo e tem pouco mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Suas principais atividades agrícolas são a produção de café, leite e gado de corte. A realidade de Nova Venécia não é tão diferente das demais cidades da região. O longo período de estiagem fez com que os níveis dos rios diminuíssem. Com isso, produtores rurais tiveram que se adaptar a essa nova realidade.

O secretário de agricultura da cidade, Natalino Cassaro, disse que ainda não há números sobre as perdas na produção, mas que todos os segmentos perderam produções por falta d’água.

Natalino Cassaro. Secretário de Agricultura de Nova Venécia - Secom/NV

Natalino Cassaro. Secretário de Agricultura de Nova Venécia – Secom/NV

“Nós ainda estamos fazendo um levantamento para saber quais áreas da nossa agricultura perderam mais a sua produção e quanto foi essa perda. A chuva que caiu há alguns meses renovou nossas esperanças, mas a água reservada já está acabando novamente”, disse.

Nos últimos anos, a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia construiu cerca de 200 barragens para os produtores rurais do município. Essa foi uma alternativa para armazenar água e ter como irrigar a produção ou matar a sede do gado.

“Foi uma das ações emergenciais que fizemos nos últimos anos, através de uma parceria do município com os produtores e nós pretendemos ampliar esse serviço e fazer outras 300 barragens”, disse o secretário.

O produtor que tiver interesse no serviço deve procurar a secretaria de agricultura do município para receber orientações sobre licenciamento e informações técnicas sobre a obra.

Agricultura familiar e orgânica

Uma outra atividade que se destacou em Nova Venécia foi a agricultura familiar, com a produção de hortaliças e legumes. As feiras livres, que acontecem toda sexta e sábado na cidade já tem mais de 100 barracas e a maioria dos produtos comercializados são colhidos na própria cidade.

Cerca de 70% da merenda escolar servida nas unidades de ensino do município vem da agricultura familiar. A produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos também está ganhando força na cidade. A intenção da secretaria de agricultura da cidade é incentivar essas duas culturas e ampliar a produção.

Associação de Piscicultores

Um dos projetos da Secretaria de Agricultura de Nova Venécia é ampliar os serviços da Associação de Piscicultores da cidade. O número de associados chega a 35, mas a intenção é fazer com que esse número cresça, já que na cidade o número de produtores de peixes é grande. A associação vem registrando aumento de 30% na produção de tilápia por mês.

Tudo que é produzido pela associação é comercializada em feiras e no comércio da cidade. Os produtores associados recebem capacitação do Sebrae para expandir o negócio a outras regiões.

Planos para os próximos anos

Além dos serviços e propostas citadas acima, o secretário disse ainda que um dos compromissos para este mandato é o incentivo a recuperação de nascentes e reflorestamento de áreas degradadas. O resultado dessa ação virá com o tempo, mas é importante que os produtores tenham consciência agora.

“Nosso povo tem que ter cautela, ver o que pode fazer para economizar água. Fazer irrigação com bastante cautela e não plantar muita coisa se não vai ter como irrigar. O momento é de cultivar o que temos. É importante que sejamos maduros nesse momento delicado.”

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

1 comentário

  1. Luiz Alberto Schwambach Em

    Gostei do alerta deixado pelo secretário de agricultura de Nova Venécia quanto a escasses hídrica que vem dificultando nossa agricultura e pecuária, todo consumo de água deve ser feito com a maior economia possível.

Deixar um Comentário