A área de fiscalização de insumos agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pretende harmonizar as informações contidas nos rótulos dos fertilizantes especiais para facilitar a parte operacional dos fabricantes. O anúncio foi feito por Hideraldo Coelho, coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, durante palestra proferida na VII edição do Fórum e Exposição Abisolo, promovida pela Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal e que se encerra nesta quinta (6), em Campinas/SP.
“O objetivo do Ministério é estudar, junto com a Abisolo, uma forma de padronizar os termos, de forma a possibilitar abreviaturas dos termos colocados nos rótulos dos produtos. O que devemos fazer em relação a termos ou questões muito complexas, que não possam ser colocadas nos rótulos, deixarmos reservada uma área no site do MAPA para dirimir essas dúvidas”, observa Coelho. Para ele, essa questão dos rótulos, que tem preocupado todo o segmento de fertilizantes especiais, é um trabalho que necessita o envolvimento de todos. “É impossível para nós, lá no Ministério, conseguir pensar em todos os aspectos. Por isso, a participação de todos que atuam diretamente no campo é indispensável”, comenta.
Na palestra, Coelho também ressaltou que outros pontos, como o ajuste dos níveis de tolerância em diferentes produtos, entre outros, estão sendo revistos e analisados. “Ainda no tocante à questão, a recomendação básica é para que as indústrias de fertilizantes especiais não produzam um estoque muito elevado de rótulos nem com prazo de duração muito longo, uma vez que pode ocorrer alterações”, afirma o palestrante.
Ainda nessa quinta, foi proferida a palestra CETESB – Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, proferida pelo engenheiro Alfredo Carlos Cardoso Rocca, gerente de Departamento de Fiscalização de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb. Ele detalhou aspectos da política nacional de resíduos sólidos. Também estão previstas, na parte da tarde, uma palestra especial, que ficará a cargo do chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, e que abordará o tema Papel da Inovação nos Próximos Passos da Agropecuária Brasileira. Na sequência, o consultor Marcos Fava Neves, da Markestrat, falará sobre Perspectivas para o Mercado Agrícola Brasileiro e Global.
No fechamento do evento, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), proferirá a palestra Tendências para o Seguro Agrícola e Crédito Rural. Em seguida, o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, falará sobre O Papel dos Estados no Desenvolvimento da Agricultura Nacional. Encerrando o evento, será promovido um debate que terá a mediação do consultor Ivan Wedekin, diretor da Wedekin Consultores.
Agrolink