O primeiro reservatório de água do Programa Estadual de Construção de Barragens foi entregue, oficialmente, à população na última quinta-feira (20). A barragem Liberdade, que fica no município de Marilândia e tem capacidade de armazenar 90 milhões de litros d’água e deve abastecer a população de 11 mil habitantes por aproximadamente 140 dias.
Morador de Marilândia, Hélio Falqueto, que ficou conhecido como o fiscal da obra da Barragem Liberdade por morar ao lado dela, disse que o reservatório é um sonho para região. “Nós éramos alguns dos donos da área doada para a construção da barragem, mas a água é de todo mundo, não é só nossa. A barragem vai atender a população que precisa de água, pois sem ela, ninguém vive.”
Já o produtor rural Luiz Menezes, que planta café e pimenta em Sooretama, contou que a localidade sofre em períodos de estiagem. “Essa obra do governo é fundamental para nós”.
Mais quatro barragens para a região
Na última semana, o governo também assinou as ordens de serviços de outras quatro barragens que vão ser construídas na região norte do estado: duas em Sooretama e outras duas em São Roque do Canaã. O valor do investimento das quatro obras somam R$ 4,5 milhões que devem ficar prontas em 180 dias.
Em São Roque do Canaã as duas barragens que ficarão no distrito de Santa Júlia e juntas terão a capacidade para armazenar 175 milhões de litros de água.
Já em Sooretama, a Barragem Cupido terá capacidade para armazenar 209 milhões de litros de água. A Barragem Pasto Novo poderá reservar 332 milhões de litros de água. Ambas ficarão na localidade de Juncado.
Também estão sendo executadas as obras de conclusão da barragem de Pinheiros-Boa Esperança, que será a maior do Espírito Santo, com cerca de 270 hectares de área alagada, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros. A capacidade de armazenamento da barragem será de 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano.
Programa Estadual de Construção de Barragens
O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê investimentos de R$ 60 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018. Do total, 34 serão de usos múltiplos de médio porte no interior do Estado e outras 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Espírito Santo.
A estimativa é de que com a implantação das 60 barragens sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.
Redação Campo Vivo com informações da Seag