Deputada cobra ajuda para agricultores

0

Janete quer que governo dê apoio a produtores que perderam safra devido a chuva de granizo

Foto: Divulgação

A deputada Janete de Sá (PMN) utilizou seu tempo na tribuna para sugerir ao governo do Estado que use recursos estaduais para socorrer os agricultores com dificuldades de pagarem suas dívidas junto ao setor bancário por causa da perda de safra. A indicação ao Executivo foi anunciada na sessão ordinária híbrida desta segunda-feira (8) da Assembleia Legislativa (Ales).

Muitos produtores perderam toda sua plantação de mamão por causa das fortes chuvas de granizo que ocorreram recentemente no Espírito Santo. De acordo com Janete, esses produtores agora estão sem meios financeiros para cumprirem seu compromisso de empréstimo bancário.

A deputada Janete de Sá argumentou que o produtor não pode ter acesso a novos créditos pois o anterior ainda está em aberto. Por essa razão, ela propôs que o governo compense o produtor rural pelas perdas.

“A única segurança que a agricultura tem é quando o produtor consegue ter recursos para fazer o seguro para fazer a sua plantação. A maioria de nossos agricultores da agricultura familiar não tem condições de fazer esse seguro. O seguro existente é quando ele toma algum crédito em banco porque isso está determinado no Plano Safra”, lembrou.

Para tomar o empréstimo pelo Plano Safra é necessário fazer um seguro. “E para você conseguir resgatar esse seguro de uma lavoura perdida é uma novela em que os produtores não conseguem reaver [o seguro]”, relatou a deputada.

A proposta da parlamentar foi reforçada pelo deputado Luiz Durão (PDT). Durão propôs que o empréstimo aos produtores pelos bancos seja com a garantia de um seguro para indenizar aqueles que sofram prejuízo, principalmente para os pequenos proprietários não perderem suas terras de forma que tal seguro possa cobrir pelo menos débito no banco, sugeriu o pedetista.

Assembleia Legislativa do ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário