Revista Campo Vivo – Edição 33 – já circula no Espírito Santo e sul da Bahia

0

A 33ª edição da Revista Campo Vivo já está circulando nos municípios capixabas e na região sul da Bahia. A distribuição começou a ser feita nessa sexta-feira (7). Produzida com abordagem jornalística sobre temas relacionados a agropecuária regional, a Revista Campo Vivo é referência na comunicação rural pelo conteúdo especial e reportagens exclusivas.

Confira o editorial e os destaques desta edição:

Primeiro, a água

Capa 2 - Revista 33Ainda no ensino fundamental aprendemos que a água é um recurso essencial para o desenvolvimento das plantas. O ensinamento teórico ganha vida na prática quando vemos uma agricultura moderna para abastecer a população com grande necessidade de água para atingir patamares elevados de produção e qualidade dos produtos. A estiagem prolongada dos últimos anos acompanhada da escassez de uma política de conservação de água tem gerado graves prejuízos na agropecuária capixaba. Mas a lição que ficou foi que aquele básico ensinamento da professora de ciências deve ser levado a sério pelos gestores públicos. Primeiro, uma política para conservar a água e o solo, recursos naturais primordiais para a produção de alimentos. Depois, programas de incentivo a produção agrícola e pecuária.

Nesta edição, nossa equipe fez um levantamento com as novas administrações municipais para saber o que planejam para o principal setor econômico estadual. E vimos que os principais municípios planejam ações para agropecuária com foco na disponibilidade hídrica.

Nossa reportagem especial “Caminhos do Conilon” fez um balanço da atual safra de café conilon em algumas regiões produtoras. O que se viu foi a queda na produção pela falta de água mas a possibilidade de garantir a produtividade com alguns investimentos na lavoura. A polemica da importação de café também foi abordada pela nossa equipe. Outro assunto que gerou muita discussão foi o carnaval carioca com o samba enredo da Imperatriz Leopoldinense que criticou o agronegócio e gerou revolta no setor.

Nosso entrevistado especial foi o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, que falou sobre o papel da pesquisa agropecuária, o momento vivido pela falta de investimentos e a ausência física da instituição no Espírito Santo.

O cacau capixaba teve outra grande conquista. A amêndoa produzida na Fazenda São Luiz, em Linhares, ficou entre as sete melhores do país e vai participar do Salão de Chocolate de Paris, principal evento do segmento chocolateiro do mundo.

O panorama climático dos inicio do ano e a expectativa para os próximos meses, a dificuldade de liberação para a construção das obras de barragens no Estado, e os artigos dos nossos renomados colaboradores são temas imperdíveis nesta edição.

Ótima leitura!

Compartilhar:

Deixar um Comentário