Rabobank: Suco de laranja ganhou com pandemia

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Estoques globais, porém, permanecem “em níveis relativamente elevados”

O segmento de suco de laranja teve um bom desempenho durante a pandemia, com vendas mais fortes no varejo ajudando a elevar a demanda geral nos Estados Unidos e em outros mercados desenvolvidos. É o que aponta o relatório do Rabobank “Global Orange Juice Outlook 2021/22”, segundo o qual, porém, a tendência pode mudar e limitar ganhos logo adiante.

“O consumo doméstico mais forte e as preocupações com a saúde dos consumidores durante o surto de Covid-19 foram fundamentais para a maior demanda em 2020/21. No entanto, o retorno a algum senso de normalidade após as vacinações provavelmente significará convergir de volta para a tendência de longo prazo de declínio gradual do consumo de suco de laranja em mercados maduros”, aponta o banco especializado em mercado do agronegócio.

Enquanto isso, aponta o autor Andrés Padilla, analista senior de Bebidas, laticínios e cadeias de suprimentos do Rabobank, a oferta pode ter uma “recuperação moderada” na temporada 2021/22, com mais produção no estado de São Paulo – maior produtor mundial de suco de laranja – após uma safra muito pequena em 2020/21.

Por outro lado, a instituição financeira destaca que os estoques globais permanecem “em níveis relativamente elevados”, e a recuperação da oferta prevista para 2021/22 sugere que a mudança não ocorrerá no curto prazo, pelo menos.

“Os ganhos de preços em 2021/22 devem ser modestos devido a uma recuperação gradual da produção em São Paulo e um retorno às tendências de queda gradual da demanda de longo prazo após os ganhos de vendas no varejo de curto prazo vistos durante a pandemia”, conclui Padilla.

Agrolink

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