BANANA/CEPEA: Preços da nanica sobem, mas os da prata, caem

0

Produtores esperam que prata anã continue ganhando ritmo de colheita, o que deve seguir pressionando as cotações da variedade

Assim como esperado, os preços da banana nanica reagiram no Vale do Ribeira (SP) na parcial do mês (1° a 18/06). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, isso ocorreu porque o ritmo de colheita da variedade foi se reduzindo na região – foram as baixas temperaturas umas das principais responsáveis pelo ocorrido. Além disso, com o preço mais “em conta” do que a prata, houve uma boa procura pela nanica. Desta forma, a variedade de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 1,05/kg na praça paulista na parcial, valor 25% superior ao mesmo período do mês anterior.

Em cenário oposto, as cotações da prata anã recuaram no Norte de Minas Gerais no período. Isso por conta da procura limitada pela variedade e pelo aumento gradual da oferta na região e em outras concorrentes, como Delfinópolis (MG), que já se encontra em período de “safra”. Assim, os preços da prata anã de primeira qualidade recuaram 16% na mesma parcial, sendo comercializada por R$ 1,23/kg na praça norte-mineira. Para as próximas semanas, produtores esperam que a oferta de nanica siga em queda nas principais regiões produtoras e a da prata anã continue ganhando ritmo de colheita, o que deve seguir pressionando as cotações da variedade.

Cepea

Compartilhar:

Deixar um Comentário