Oportunidades no mercado da fruticultura será um dos temas do 13º Debate Agro em Sooretama

0

FrutasA produção de frutas é a terceira principal atividade do agronegócio do Espírito Santo.  As lavouras espalhadas em mais de 85 mil hectares geram renda para mais de 250 mil pessoas. O mercado da fruticultura no estado ainda pode alcançar novos mercados e trazer mais renda para o produtor. As oportunidades para o mercado da fruticultura é um dos temas da 13ª edição do Debate Agro, que acontece no dia 27 de julho, no distrito de Juncado em Sooretama.

mauricio-ferraz

Maurício Ferraz – Gerente de Desenvolvimento Agrícola da Leão Alimentos e Bebidas

Esse tema será abordado pelo gerente de desenvolvimento agrícola da Leão Alimentos e Bebidas, Maurício Ferraz. A empresa, que faz o processamento de sucos comercializados em todo o país, adquiriu quase 16 toneladas de frutas em 2016. A fábrica está instalada em Linhares, norte do Espírito Santo, e tenta priorizar a compra de frutas produzidas em solo capixaba. Maurício conta que nos últimos anos a produção de frutas no estado caiu e com isso, a empresa teve de buscar os produtos fora do Espírito Santo.

“O Espírito Santo tem uma cultura muito dedicada. Temos feito parceria com o poder público e produtores que dá mais garantia de venda para o setor produtivo. Isso tem funcionado muito bem, pois temos colocado foco para ter as frutas de dentro do estado ou, pelo menos, o volume que tenha para atender a indústria, mas, nos últimos anos temos comprado fruta de fora do estado”, disse o gerente.

As principais frutas adquiridas pela empresa são manga, goiaba, abacaxi e maracujá. Esse último, já chegou a atender a demanda da empresa em 100%. No ano passado, 95% de maracujá comprado pela indústria veio de outros estados. A manga e a goiaba conseguem atender parcialmente a empresa. Na visão de Maurício, o Espírito Santo tem potencial e pode atender a demanda interna e até externa no mercado da fruticultura.

“Precisamos incentivar a diversificação por parte dos produtores. A grande oportunidade está aí. É preciso planejar e ter acesso a mercados melhores, compor um mix dentro da propriedade para ter renda durante todos os meses do ano. O mercado melhorou muito e paga bem desde que o produto chegue em boas condições. Seria muito bom para a gente ter em nosso portfólio frutas boas, de qualidade, produzidas no estado”, pontua.

Além das oportunidades no mercado da fruticultura, o 13º Debate Agro terá a doutora em economia, Arilda Teixeira, falando sobre a gestão do agronegócio e o Secretário de Agricultura, Octaciano Neto, fará a apresentação do Programa Estadual de Construção de Barragens. O evento acontece no dia 27 de julho, na Escola Candido Portinari, no distrito de Juncado em Sooretama, a partir das 18h30.

O 13º Debate Agro é realizado pela Campo Vivo Comunicações e conta com patrocínio do Sicoob ES e Sistema OCB-SESCOOP/ES e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES, Syngenta, Heringer, Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae/ES e Leão Alimentos e Bebidas e da Prefeitura de Sooretama.

Serviço:

13º Debate Agro

Onde: Quadra poliesportiva da Escola Candido Portinari, Juncado – Sooretama/ES

Quando: 27 de julho (quinta-feira)

Horário: 18h30

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário