Mais de 200 produtores participam do 10º Debate Agro em Sooretama; VEJA FOTOS

0

2016-07-15-PHOTO-00000106O município de Sooretama recebeu, na noite desta quinta-feira (14), a décima edição do Debate Agro debatendo o tema “Água & Agropecuária”. Em um momento de dificuldade hídrica que o Espírito Santo vive foram abordados tema relacionados ao uso da água na agricultura para um público de mais de 200 produtores rurais que compareceram ao evento na escola Candido Portinari, na localidade de Juncado.

A primeira palestra da noite foi sobre “Eficiência e características dos sistemas de irrigação” com o engenheiro agrônomo e presidente da SEEA, Geraldo Ferreguetti, que apresentou um estudo feito na fazenda Santa Terezinha avaliando os quatro principais tipos de irrigação (pivô central, aspersão, micro-aspersão e gotejamento) e os resultados de eficiência de cada sistema.”O gotejamento é o mais eficiente mas é preciso avaliar agronomicamente cada situação para implantar um sistema adequado. Por isso, o projeto bem elaborado por técnicos capacitados é fundamental para o rendimento correto do sistema. Não pode brincar com irrigação”, destacou Ferreguetti.

O segundo tema do encontro foi “Políticas públicas para armazenamento de água”, com Luizmar Mielke, prefeito de Vila Valério, conhecido como Maka. Referência em programa de construção de barragens iniciado há vários anos no município, o exemplo de Vila Valério foi apresentado ao público presente. Segundo o prefeito do município, as metas são semanais e o retorno do dinheiro gasto para investimento em barragens é certo. “Com água reservada de maneira adequada conseguimos manter e elevar a produção agrícola que gera emprego e renda no município”, destacou. Segundo o prefeito, foram cerca de 150 barragens construídas nos últimos anos que coordenou o programa.

A última palestra da noite foi sobre “Medidas de renegociação de dividas rurais”. Antonio Brumatti, gerente de agronegócio do Banco do Brasil no Espírito Santo, apresentou as informações da medida anunciada pelo banco para prorrogar os financiamentos rurais devido a seca. Após as palestras, houve o momento do debate com profissionais e lideranças do setor. Participaram das perguntas representando o público presente: Israel Ewald, produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Sooretama; Dolores Colle, produtora rural e presidente do Comitê da Bacia do Rio Barra Seca e Foz do Doce; Elidio Gama Torezani – engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações; Pedro Soares Rodrigues, produtor rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Sooretama;  Sérgio Poltronieri – produtor rural e diretor da Bryser Café e Reofran pereira dos santos, mestre em administração e gerente corportativo da Lipetral.

O 10º Debate Agro – Edição Sooretama – foi realizado pela Campo Vivo Comunicações com apoio da Bryser Café, Hydra Irrigações, Giucafé Armazéns Gerais e Sindicato Rural de Sooretama e Rádio Globo Linhares.

Confira fotos do evento:

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário