Cooabriel participa do 6° Seminário ABCD Canephora Brasil

0

Na noite da última terça-feira (03/05), o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, participou do 6° Seminário ABCD Canephora Brasil. O evento foi realizado de maneira online via Youtube pela Associação Brasileira dos Classificadores e Degustadores de Café (ABCD Café).

Participaram também o especialista em café Silvio Leite, a cafeóloga Eliana Relvas, o produtor de café e empresário Juan Travain, o professor do Ifes, Lucas Louzada e o pesquisador da Embrapa RO, Enrique Alves.

Na apresentação, o presidente da Cooabriel falou sobre a trajetória do café conilon no Espírito Santo valorizando o pioneirismo de alguns produtores, como Eduardo Glazar e Dário Martinelli (ambos in memorian).

Bastianello também relembrou a trajetória do Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel”, que já irá para a 19ª edição em 2022. “Havia uma demanda de remuneração pelos produtores e de qualidade pelos consumidores, mas observávamos que os produtores faziam qualidade de acordo com os conhecimentos deles e os cafés não avançava em pontuação com esperávamos. Por isso, em 2020 fizemos um convênio com o Ifes para um trabalho ainda mais aprofundado e um dos resultados foi um café de 90 pontos no concurso de 2021 e outros finalistas com lotes acima de 85 pontos”, afirmou.

O projeto Conilon Origem Singular, lançado pela Cooabriel em parceria com o IFES, completou um ano em 2022. Durante o seminário, o professor do Ifes, Lucas Louzada, apresentou aspectos para o desenvolvimento dos trabalhos.

“Fizemos um mapeamento de 33 propriedades e observamos resultados fantásticos no processos de fermentação que podem trazer nova perspectiva com investimentos pequenos. Observamos condições especiais em mais de 90% das propriedades. Esse novo momento deve ser celebrado”, disse.

O especialista em café Silvio Leite, que participou do 18º Concurso “Conilon de Excelência Cooabriel” em 2021, reforçou a qualidade do canéphora apresentado pelos participantes.

“Estamos tratando de cafés especiais com origens e sabores únicos. Tendo recebido muitas indicações de provadores e pessoas de muita experiência que querem conhecer esses cafés porque é algo nunca visto antes, com consistência, durabilidade e uma série de atributos positivos”, finalizou.

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário