Arilda Teixeira será uma das palestrantes do 13º Debate Agro em Sooretama no dia 27 de julho

0

Arilda TeixeiraEm tempos de crise financeira o aperto nas contas também impactou o setor agrícola, que é um dos principais pilares econômicos do país e de muitos municípios capixabas. Com a escassez hídrica vivida pelo Espírito Santo nos últimos anos, a preocupação dos produtores em relação a produção e a garantia de venda dos produtos aumentou. Fazer uma boa gestão na propriedade e do que é produzido tendo visão no mercado é essencial para manter o equilíbrio das contas e reduzir os impactos de fatores externos.

A gestão no agronegócio é um dos temas da 13ª edição do Debate Agro, que acontece no dia 27 de julho, no distrito de Juncado, em Sooretama. Esse tema será abordado pela doutora em economia e professora da Fucape, Arilda Teixeira. Ela destaca que para fazer uma boa gestão é preciso analisar o passado do mercado em relação à cultura produzida.

“Fazendo uma análise anterior, que a gente chama de pregressa, permite ter uma noção de como vem sendo o comportamento do setor. Com isso, nós vamos perceber que há épocas em que há queda de preço, queda de demanda, dificuldade nas vendas e a partir daí é possível avaliar se isso tem relação com algum fator externo ou interno, de maneira que ele traga na memória os focos de volatilidade”, disse Arilda.

A doutora ainda disse que as alterações no mercado e as interferências de fatores que não dependem exclusivamente dos produtores são inevitáveis, mas para manter o equilíbrio é preciso conhecer e encarar esses fatores como uma realidade.

“A agricultura está sujeita a fatores climáticos, preços cotados em moedas estrangeiras e que estão sujeitas ao câmbio, safra de países concorrentes e tudo isso influencia diretamente nas atividades do campo. Conhecer esses fatores aumenta a previsibilidade e cria mecanismos para viver com eles”, ressalta.

Além do tema “Gestão no Agronegócio”, com a economista Arilda Teixeira, o 13º Debate Agro também vai trazer para o público presente o tema “Fruticultura – As oportunidades do setor”, que será tratado pelo gerente agrícola da Leão Alimentos e Bebidas, Maurício Ferraz.

O 13ª Debate Agro é promovido pela Campo Vivo Comunicações e acontece no dia 27 de julho a partir das 18h30 na Escola Cândido Portinari, no distrito de Juncado em Sooretama. O evento é aberto ao público. As inscrições serão feitas no local.

Serviço:

13º Debate Agro

Onde: Quadra poliesportiva da Escola Candido Portinari, Juncado – Sooretama/ES

Quando: 27 de julho (quinta-feira)

Horário: 18h30

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário