Alysson Paolinelli, indicado ao prêmio Nobel da Paz, estará na Feira de Agronegócios da Cooabriel

0

Paolinelli tem presença confirmada no primeiro dia da Feira

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson Paolinelli é presença confirmada na Feira de Agronegócios da Cooabriel 2022, que será realizada de 28 a 30 de julho de 2022 em São Gabriel da Palha ao lado do complexo de armazenagem da Cooabriel.

Paolinelli ministrará palestra com o tema “A importância do agronegócio e do café no desenvolvimento do Brasil”. O ex-ministro foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil, transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical.

“Quero apresentar para os participantes da feira sobre o café e outras oportunidades, além de traçar um panorama de oportunidades. Há um excesso de demanda. Falta alimento no mundo e as condições de produção no Brasil são muito favoráveis, especialmente com a biotecnologia. Não tenho dúvidas de que o Brasil é a grande saída para o equilíbrio na oferta de alimentos”, explicou.

Alysson Paolinelli é o presidente do Instituto Fórum do Futuro, que consiste em um grupo de cientistas, dedicados a promover debates sobre as melhorias da produção agropecuária, bem como, realização de estudos, diagnósticos com foco na construção programática, que destaca e valoriza a plataforma da Ciência, da Pesquisa, da Tecnologia e da Inovação. Ele também é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.

Paolinelli também implementou o primeiro programa de financiamento estudantil do país na Universidade de Lavras, de 1966 a 1971.

O presidente da Coobriel, Luiz Carlos Bastianello, falou sobre a importância da presença de uma autoridade como Paolinelli na Feira de Agronegócios de 2022.

“Trata-se de um ícone da agricultura que irá trazer grande conhecimento e vivência. Nossa expectativa é grande para essa feira, pois ficamos dois anos sem realizá-la em razão da pandemia. Por isso, queremos oferecer informações que façam sentido e tragam conhecimento e a presença do professor Paolinelli será um ganho muito importante”, finalizou.

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário