Prefeitura de Aracruz incentiva a produção de produtos agroecológicos para merenda escolar

0

merenda-aracruzA merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino de Aracruz são feitas com alimentos vindos da agricultura familiar da cidade. Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Prefeitura oferece refeições saudáveis para mais de 15 mil crianças e adolescentes, com alimentos produzidos de forma agroecológica.

A Agricultura Familiar é formada por trabalhadores rurais das regiões campesinas do município, e produz mais de 20 tipos diferentes de frutas, legumes e hortaliças. Couve, cenoura, abóbora melancia, abacaxi, pepino, inhame e vários outros alimentos cultivados de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos, e com relações de trabalho e comercialização mais justas.

“A diversidade de frutas e verduras frescas leva aos alunos uma maior gama de nutrientes, além de oferecer qualidade nutricional responsável por gerar hábitos alimentares mais saudáveis e estimular o desenvolvimento intelectual e crescimento na aprendizagem”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação (SEMED), Daiene Souza Gonçalves.

A Secretaria de Agricultura apoia as cinco associações que compõe a Agricultura Familiar do município, auxiliando o trabalho com máquinas, equipamentos, preparo de solo, distribuição de calcário e transporte. O objetivo é incentivar a produção agroecológica e impulsionar a comercialização.

Impulsionando a economia campesina
Além de levar alimentos saudáveis para a merenda escolar das escolas públicas de Aracruz, a compra de produtos da Agricultura Familiar é uma forma de incentivar e valorizar a economia local.

De acordo com a coordenadora da Sessão de Alimentação e Nutrição, Elyne Mara Devens Costa Longa, boa parte da verba destinada às refeições dos alunos da rede pública é repassada aos pequenos agricultores. “Dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados ao PNAE, 70% é utilizado na compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar”, comenta.

Secom PMA

Compartilhar:

Deixar um Comentário