El Niño cada vez mais próximo

0

Temperaturas acima da média até 200 metros abaixo da superfície

Especialistas em clima estão monitorando de perto o Oceano Pacífico, pois há sinais crescentes de que o El Niño pode se desenvolver nos próximos meses. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) relatou temperaturas muito acima da média da superfície do mar no leste e oeste do Oceano Pacífico, bem como na maior parte dos oceanos Atlântico e Índico nas últimas quatro semanas.

Isso também é observado em águas abaixo da superfície. Praticamente toda a região do Pacifico Equatorial – setor onde é monitorado o El-Niño – as temperaturas estão acima da média até pelo menos 200 metros de profundidade.

Enquanto isso, o Bureau of Meteorology (BOM – Centro Australiano), apesar das condições oceânicas, ainda não viu uma mudança em direção ao El Niño nos indicadores atmosféricos.

No entanto, as projeções do BOM seguem indicando que as temperaturas do mar atinjam o limiar de +0.8°C ainda neste mês de Maio. A agência também informou que seis dos sete modelos climáticos internacionais que monitora projetaram que os limites do El Niño para SSTs serão atingidos ou excedidos a partir de julho , com todos os modelos apresentando tais condições até agosto.

Agrolink

Compartilhar:

Deixar um Comentário