Programa de Qualidade do Café Conilon é lançado em Linhares

0

Foto: Felipe Reis

Nesta terça-feira (20), aconteceu em Linhares o lançamento do Programa de Qualidade do Café Conilon. A iniciativa é promovida pela prefeitura em parceria com diversas instituições e empresas do setor e tem como objetivo agregar valor ao grão produzido no município, aproximando cada vez mais o produtor rural do mercado de café, além de identificar produtores com potencial para produção de grãos especiais, segmento que tem registrado crescimento considerável no mercado do conilon. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Agricultura entregou uma retroescavadeira para a prefeitura. O equipamento irá auxiliar no trabalho de construção de caixas secas nas propriedades rurais.

Foto: Felipe Reis

Durante o evento, foram apresentadas as ações propostas pelo programa. Uma das primeiras iniciativas será a realização do I Simpósio da Qualidade do Café Conilon, que acontece nos dias 10 e 11 de abril. O município também irá promover um concurso de qualidade de café conilon, com o objetivo de incentivar as boas práticas no processo produtivo que resultem em grãos de qualidade.

O secretário de agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou a importância do evento para o incentivo da produção de café conilon de qualidade.

“Com o programa vamos buscar elevar o padrão de qualidade e identificar cafés especiais. Conseguimos a adesão de diversos parceiros e os produtores estão muito otimistas com o projeto, o que já torna o programa um sucesso”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que essas ações são para motivar os produtores rurais do município a utilizar novas ferramentas para aumentar não só a quantidade do que é produzido, mas também a qualidade.

“A gente sabe que o poder público tem um papel fundamental em fomentar essas ações, que fazem com que os produtores rurais se sintam motivados a produzir com qualidade. Nós já sabemos que Linhares é o 4º maior produtor nacional de café conilon e agora precisamos é trabalhar a qualidade, trabalhar uma produção com as tecnologias para se plantar e colher o café usando menos água. Esse programa visa dar reconhecimento a tudo de bom que tem acontecido no cenário nacional e local, para que nossos produtores possam essas tecnologias e produzir com mais qualidade”, disse o prefeito Guerino Zanon.

Uma das empresas parceiras da prefeitura na implantação de programas para incentivar a produção de cafés especiais em Linhares é a Nestlé. O gerente de desenvolvimento agrícola da empresa, Pedro Malta, disse que a adesão de produtores de café conilon no programa de protocolo da empresa é grande e que o trabalho em conjunto entre poder público, setor produtivo e empresas, vai fortalecer ainda mais a cafeicultura do município.

“As parcerias são extremamente positivas, pois permitem que vários objetivos sejam alcançados simultaneamente. O poder publico tem o seu propósito relacionado a prestação de serviços a seus munícipes. A empresa privada também tem propósitos muito claro e dentre eles está o de compartilhar todo valor da cadeia em que participamos. Garantir que cafeicultores de hoje possam trabalhar de uma maneira cada vez mais sustentável e, além disso, garantir que no futuro as próximas gerações também possam produzir café nessa região, é algo que está alinhado com o que acreditamos ser importante”

O secretário estadual de agricultura, Octaciano Neto, esteve presente no evento e ressaltou a importância de se trabalhar junto aos produtores rurais a qualidade da produção.

“O sucesso do agronegócio se dá com a valorização e com o contato direto com o produtor rural. Esse programa é fundamental, porque ele foca na qualidade do café, foca na assistência técnica ao produtor, que é super importante.”, disse.

Patrulha Rural

No evento, também foi anunciado o Programa Patrulha Rural Comunitária, criado para atender os moradores das comunidades rurais durante o período da colheita de café conilon. Um veículo identificado será usado exclusivamente para o trabalho de fortalecimento da segurança no campo. Guardas civis municipais atuarão no programa e receberam treinamento específico para atendimentos em áreas rurais por meio de uma rota específica traçada pela secretaria de Agricultura em diálogo com as comunidades.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário