Produção mundial de café atinge 168,2 milhões de sacas de 60kg

0

Safra de Coffea arabica totaliza 94 milhões de sacas e de Coffea canephora 74,2 milhões de sacas de 60kg no ano-cafeeiro 2022-2023

No ano-cafeeiro 2022-2023, a produção mundial de café incluindo as duas espécies de Coffea arabica e Coffea canephora atingiu o volume físico total equivalente a 168,2 milhões de sacas de 60kg, performance que representa um ligeiro acréscimo de 0,1% em relação ao mesmo período anterior. Tal volume foi apurado e computado somando as safras dos países integrantes das quatro grandes regiões produtoras do planeta: América do Sul, México & América Central, África, e Ásia & Oceania.

Neste contexto, merece destaque a safra total de café da América do Sul, maior região produtora do planeta, que atingiu o volume de 81,3 milhões de sacas de 60kg, o qual corresponde a 48,3% da colheita mundial. Na sequência destaca-se a Ásia & Oceania, cuja produção somou 49,8 milhões de sacas (29,6%), seguida da terceira colocada, a América Central & México, com 19,2 milhões de sacas (11,4%). E, por fim, na quarta posição vem a África que produziu o equivalente a 17,9 milhões de sacas de 60kg, as quais representam 10,7% do que foi produzido em nível mundial, no ano-cafeeiro 2022-2023.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Vale ainda ressaltar que a produção total dos cafés da espécie C. arabica, em nível mundial, nesse mesmo período ora em destaque, atingiu a soma de 94 milhões de sacas de 60kg, volume que corresponde a 55,9% da safra mundial. E, adicionalmente, que a safra de C. canephora (robusta+conilon), que foi de 74,2 milhões de sacas, representa aproximadamente 44,1% da produção total de café das quatro grandes regiões do planeta citadas anteriormente.

Vale também esclarecer que a Organização Internacional do Café – OIC considera e agrupa, nos seus respectivos relatórios e estudos as quatro grandes regiões produtoras de cafés citadas, quais seja: Ásia & Oceania, México & América Central, África e América do Sul. E ainda que o ano-cafeeiro da Organização, em nível mundial, abrange o período compreendido entre os meses de outubro a setembro.

Complementando esta divulgação, caso seja estabelecida uma simples comparação do volume da safra colhida (168,2 milhões de sacas) com o total consumido mundialmente, com base nos dados oficiais da OIC constantes do Relatório em destaque, contata-se que o consumo de café apurado neste mesmo ano-cafeeiro 2022-2023, ao atingir a soma de 173,1 milhão de sacas de 60kg, suplantou a oferta em aproximadamente 2,9%, demanda adicional que obviamente foi suprida com estoques de safras anteriores.

Finalmente, merece registro nesta análise que os países exportadores de cafés das duas espécies citadas, a despeito de abastecerem sistematicamente o planeta com o seu produto, também consumiram o equivalente a 55,1 milhões de sacas de 60kg, no ano-cafeeiro em tela, consumo que equivaleu a 31,8% do mundial. E, em complemento, que os países importadores e consumidores de café adquiriram em volume físico o equivalente a 118,1 milhões de sacas de 60kg, demanda que representou em torno de 68,2% do que foi consumido no mundo nesse ano-cafeeiro de 2022-2023.

Embrapa Café

Compartilhar:

Deixar um Comentário