Primeira Usina de Energia Solar da Cooabriel entra em operação

0

Objetivo é equilibrar a utilização de energia elétrica na unidade armazenadora ao mesmo tempo que atende os pilares de sua missão no desenvolvimento sustentável

Foto: Cooabriel

Entrou em operação no início da última semana a primeira Usina de Energia Solar da Cooabriel, localizada no armazém de São Gabriel da Palha-ES.

Prevista no plano de atividades para 2021, a usina é um projeto piloto da cooperativa e tem o propósito de equilibrar a utilização de energia elétrica na unidade armazenadora ao mesmo tempo que atende os pilares de sua missão no desenvolvimento sustentável.

De acordo com o gerente corporativo de compras, Wanderson Rigo, que coordena o projeto, a usina vem contribuir para o equilíbrio do uso de energia nas estruturas do armazém da sede.

Ele explicou que para ampliar e melhorar a prestação de serviços dos cooperados, foram agregadas nos últimos dois anos, novas benfeitorias à unidade de armazenagem para recepção de café e funcionamento do centro de distribuição. Com isso, houve aumento do consumo de energia.

“Na prática, a usina solar é um sistema gerador de energia, formado por painéis solares e equipamentos de conversão. Os painéis absorvem a energia do sol e os conversores a transformam em energia elétrica, que é injetada diretamente na rede. Isso contribui na redução do valor pago em energia elétrica, na medida que devolve para a rede a quantidade de energia gerada”, disse.

No projeto do armazém sede foram instalados 200 painéis fotovoltaicos, sendo que cada um produz uma geração de 340 watts. Dependendo das condições de sol, pode resultar por mês uma média de 8160kwp (quilowatt pico) produzida em condições ideais de insolação.

“O projeto no armazém sede é o primeiro que está sendo instalado pela cooperativa e servirá de base para análises futuras, podendo ser estendido a outras unidades”, explicou o coordenador do projeto.

“A energia renovável é muito bem valorizada como iniciativa de sustentabilidade, sobretudo atualmente com discussões sobre alterações climáticas ao redor do mundo. Sem dúvida, essas soluções alternativas ao consumo regular de energia são muito bem-vindas e incentivadas”, disse a gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz.

Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário