Primeira etapa do maior curso de degustação de café do cooperativismo capixaba termina hoje (19)

0

Degustadores de cooperativas capixabas estão sendo treinados para receberem certificação reconhecida internacionalmente

Imagem: Divulgação

A primeira etapa do maior programa de capacitação e certificação de degustadores de cafés do cooperativismo capixaba será concluída nesta sexta-feira (19), em Venda Nova no Imigrante, na sede da Pronova, marca de café da Coopeavi. Profissionais de diferentes cooperativas agropecuárias do Espírito Santo estão participando da programação, que começou na última terça-feira (16/7).

O Programa de Capacitação e Certificação de Degustadores: R-Grader Coffee Coop, como é chamado, tem como objetivo treinar degustadores com exercícios teóricos e práticos e torná-los aptos para a obtenção da licença R-Grader, fornecida pelo Coffee Quality Institute (CQI). Trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, que trabalha pela melhoria da qualidade do café e da vida dos produtores desse grão.

São realizadores do programa o Sistema OCB/ES, o Sebrae/ES e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). Apoiam a atividade as cooperativas Cafesul, Cooabriel, Coopbac, Coopeavi e a empresa Ensei Neto Educação. A iniciativa integra o portfólio de atividades contido no Termo de Cooperação Técnica do Sistema OCB/ES com o Sebrae/ES, documento que pactuou o subsídio de 80% dos investimentos nas ações previstas por esta última instituição.

Para garantir a qualidade do treinamento realizado com os degustadores, o CQI está usando a metodologia de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Essa é a organização que definiu como cafés especiais apenas aqueles que alcançam no mínimo 80 pontos em uma escala de zero a 100, como base em diferentes critérios sensoriais.

A primeira etapa do programa está preparando os degustadores de café para os exames de certificação do CQI, que são requisitos para a obtenção de licença Q Rosbusta Grader, ou R-Grader, fornecida pelo instituto. Os profissionais aprovados no exame estarão aptos a perceberem variações sensoriais e de origem em cafés do tipo conilon. O principal mercado de atuação desses degustadores é o comércio de cafés especiais e certificados.

De acordo com o superintendente do Sistema OCB/ES, o programa foi criado para atender às novas necessidades geradas pelo crescimento do mercado de café conilon especial, tanto em termos de produção quanto de demanda, já que a procura pelos produtos tem crescido dentro e fora do Brasil.

“Os produtores de café conilon do Espírito Santo, principalmente os que fazem parte de cooperativas, estão percebendo que, ao melhorarem a qualidade de seus cafés, o retorno financeiro é maior. Em paralelo, o mercado passou a apreciar mais os cafés de qualidade e, por essa razão, a demanda pelo produto aumentou. Por isso decidimos investir na profissionalização dos nossos degustadores, para que estejam ainda mais habilitados a atuarem nesse mercado em franco crescimento”, explicou Carlos André Santos de Oliveira.

O analista de Mercado do Sistema OCB/ES Alexandre Ferreira, que acompanha de perto os trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas capixabas do segmento da cafeicultura, considera o programa uma conquista para os produtores de café conilon.

“O programa que agora está sendo colocado em prática é a realização de um sonho, pois é fruto de anos de planejamento e da superação de inúmeros desafios. A iniciativa vai ao encontro do primoroso trabalho desenvolvido pelas nossas cooperativas de café junto aos seus cooperados. Ressalto o papel fundamental dos realizadores do programa, que entenderam os benefícios que isso gerará aos cooperativistas e demais produtores de café do estado”, reconhece.

Quem também elogia e agradece a realização da iniciativa é o analista do Sebrae/ES Adriano Rodrigues. “O curso é de grande relevância para o estado do Espírito Santo, pois o nosso objetivo é ampliar o número de profissionais com a certificação R-Grader para fazer a avalição dos nossos cafés conilon”, avalia.

“Importante ressaltar a parceria do Sistema OCB/ES e das cooperativas de café para que fosse possível viabilizar essa capacitação em nosso estado, um marco para a história da cafeicultura capixaba”, completou Rodrigues.

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa do Programa de Capacitação e Certificação de Degustadores: R-Grader Coffee Coop, intitulada “Q Robusta Combo Training and Exame Course”, acontecerá entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, também em Venda Nova do Imigrante, na Pronova (Coopeavi). Serão realizados treinamentos teóricos e práticos e exames de certificação para a obtenção da licença Q Robusta Grader do CQI.

Essa segunda fase de treinamentos contará com a participação ativa da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), com instrução do especialista em processamento de café Joel Shuler.

OCB/ES

Compartilhar:

Deixar um Comentário