Mais de 300 pessoas participam de XIII Concurso de Qualidade de Café

0
Foto: César Abel/Incaper

Foto: César Abel/Incaper

Mais de 300 pessoas – entre agricultores familiares, produtores de café, autoridades locais e representantes da cafeicultura em geral – foram incentivados na busca da excelência na produtividade, qualidade e comercialização de cafés especiais, no XIII concurso de qualidade de café de Marechal Floriano. O evento aconteceu na última sexta-feira (02), no Restaurante Krebel’s.

A iniciativa foi da Associação dos Agrodescendentes do Distrito de Santa Maria de Marechal (Agrodisma) e que teve o apoio direto do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Todos foram convidados a assistir um filme sobre as características dos sete vales produtores de cafés do município de Marechal Floriano. Em seguida, autoridades discursaram no evento. Estavam presentes o Presidente da Agrodisma, o produtor André Luduvico Krohling; o representante do Sindicato Rural de Marechal Floriano e de Domingos Martins, Marcelo Krohling; o engenheiro agrônomo do Incaper (Brejetuba), Fabiano Alixandre Tristão; o Secretário Municipal de Agricultura Thiago de Souza Castro, entre outros.

Mais de 20 produtores receberam certificados, distribuídos entre os que participaram do “Curso de Classificação e Análise Sensorial de Café” e do curso de “Produtor Informado”.

Fabiano Tristão destacou que os fatores que mais colaboram para a geração de renda dos cafeicultores, especialmente os agricultores familiares, é o uso de tecnologias de colheita e pós-colheita, que contribuem para obtenção de café de qualidade superior a baixo custo e fácil implantação.

Segundo ele, o principal objetivo do Incaper atualmente, é capacitar os cafeicultores para que possam atender mercados cada vez mais exigentes em qualidade, permitindo que os produtores conheçam com profundidade o café que produzem, proporcionando um melhor posicionamento dentro do mercado e consequentemente uma maior lucratividade dentro da atividade.

A sustentabilidade da atividade cafeeira, passa pelo atendimento às exigências ambientais e sociais e, principalmente, à adoção das novas tecnologias, o que permite gerar renda ao setor produtivo e aos demais elos do agronegócio. “É fundamental investir na melhoria da qualidade e agregar valor ao produto”, ressaltou.

Para a safra de 2016, Marechal Floriano tem 95 famílias de produtores de cafés especiais do tipo Cereja Descascada (CD), com uma produção estimada de dez mil sacas. Para melhor caracterização desses produtores, o município foi dividido em sete diferentes vales produtores com altitudes que variam entre 700 a 980 metros.

De acordo com o chefe local do Incaper do município, Cesar Krohling, a cultura do café tem hoje, aproximadamente, 3.400 hectares em café, com uma produção de 75 mil sacas beneficiadas em 2.900 hectares em produção, com uma média de 26 sacas beneficiadas/hectare. Mas, segundo ele, há ainda alguns desafios.

“Os grandes desafios são diminuir o custo da mão-de-obra, aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade dos cafés. Nos últimos anos Marechal Floriano teve destaque estadual e nacional nos concursos de qualidade de café arábica com várias premiações, o que propiciou oportunidades de comercialização principalmente para os cafés especiais”, reforçou.

Krohling também lembrou que o consumo de cafés especiais cresce a uma taxa de 15% ao ano, enquanto o consumo mundial dos cafés comuns cresce de 2% a 3%. “O Brasil tem uma diversidade de regiões produzindo tipos variados de cafés e que tem também preços diferentes pelo tipo e pela sua região de origem. Conforme a região e as condições climáticas locais, principalmente a altitude, é evidenciado os aromas e sabores dos cafés”.

Vencedores do concurso

Após a fala de Cesar uma cerimônia premiou os seguintes vencedores:

  • Estevão Douro – Vale do Vitor Hugo – 1º lugar;
  • Edno Busato – Vale do Alto de Santa Maria – 2º lugar;
  • Edmar Busato – Vale do Alto de Santa Maria – 3º lugar;
  • André Luduvico Krohling – Vale do Alto de Santa Maria – 4º lugar;
  • Rita de Cássia Busato – Vale do Alto de Santa Maria – 5º lugar;

Também foram sorteados vários prêmios doados pelos patrocinadores e o encerramento da cerimônia contou com um jantar de confraternização entre as associações, produtores e patrocinadores presentes.

 

Tatiana Caus

Compartilhar:

Deixar um Comentário