Levantamento aponta comercialização da safra 21 de café em 78%

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Em relação ao mesmo período no ano passado, o levantamento mostra o percentual de vendas superior a 2020, quando girava em torno de 74%

A comercialização da safra 21 de café do Brasil avançou para 78%, de acordo com levantamento realizado pela Safras & Mercado. Em relação ao mesmo período no ano passado, o levantamento mostra o percentual de vendas superior a 2020, quando girava em torno de 74%.

“A comercialização de arábica chega a 75% da safra brasileira 2021, ligeiramente acima de igual período do ano passado, quando alcançava 74%, mas bem superior  média de 5 anos para período (69%). Já as vendas de conilon alcançavam 82% da safra 2021, contra 74% vendido em igual época do ano passado e 70% na média dos últimos cinco anos para o período”, afirma a consultoria.

A publicação destaca ainda a análise de Gil Barabach, que explica porque o fluxo de vendas de café no mercado interno avançou em novembro. Segundo o especialista, o que favoreceu foi a escalada de preço observada no mês de novembro. “Além disso, uma melhor avaliação de comprometimento, depois de finalizadas as entregas de negociações a termo (vendas futuras), ajuda a explicar a performance comercial em novembro”, complementa a publicação.

Segundo Gil, o vendedor, especialmente de arábica, deve seguir bem retraído, acredita o consultor. “O produtor normalmente encolhe um pouco a mão no mês de dezembro, por questões tributárias, como o IR. Além disso, há a aposta na continuidade da alta nos preços, diante da oferta disponível muito curta e do avanço da entressafra”, diz. Isso sem falar nas dúvidas em relação à safra brasileira de 2022, como lembra Barabach.

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