Concurso do Café Conilon de Jaguaré é lançado; confira o regulamento

0

Evento contou com palestras de especialistas e apresentação do regulamento

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Jaguaré

Com o objetivo de profissionalizar os produtores, valorizar, premiar e incentivar os produtores na busca pela produção de um café com a mais alta qualidade possível, foi lançado, nesta quinta-feira, 24, o 1º Concurso do Café Conilon de Jaguaré. Em evento realizado no Cerimonial Auzília Maziolli com a presença de vários produtores e autoridades, o concurso – realizado pelo Sindicato Rural de Jaguaré, contou com palestras de especialistas e promete ser uma oportunidade de crescimento para o setor colocando a produção de café conilon de jaguaré em outro patamar.

O evento contou com a presença  do prefeito do município, Marcos Guerra, do vice-prefeito Elder Sossai, da deputada estadual Raquel Lessa, o presidente do Sindicato Rural Patronal Jarbas Nicolli, além dos secretários Pedro Drago da Agricultura, do Desenvolvimento Econômico Cayo Casagrande, da Cultura Elias Viana, dos Esportes Jairo Meira, da Assistência Social Vera Backer, dos Transportes Olávio Bernardo, do Planejamento Urbano Robson Grobério e da Saúde Tânia Pariz e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Carlos Souza Lopes.

O Espírito Santo se destaca como o maior produtor de café conilon do Brasil, onde é responsável por quase 70% da produção nacional. A produção do café responde por cerca de 250 mil postos de trabalho e está presente em oito de cada dez propriedades rurais no Estado. É nesse cenário que o concurso é realizado representando a possibilidade de inovação e surgimento de novas oportunidades de negócios a partir da busca por uma qualidade diferenciada do café conilon.

A realização do concurso, organizado pelo Instituto Ampliê, torna-se um evento importante para setor do café, que é importante linha de desenvolvimento do município. Exatamente por isso que a Administração Municipal participou ativamente impulsionando sua realização.

“Sem o apoio da Prefeitura seria muito difícil de ser realizado. E nós ficamos muito honrados de poder contar com esses parceiros, Prefeitura, Câmara Municipal, IDAF, Incaper, FAE, Senar, junto com o Sindicato, nos ajudando a promover a qualidade do nosso café conilon. Agradecemos especialmente à Prefeitura que tem um empenho muito grande em promover as culturas do nosso município e acreditamos que esse evento pode se estender, destacou Jarbas Nicolli, presidente do Sindicato Rural.

Para a representante do Legislativo capixaba, a deputada Raquel Lessa, iniciativas desse tipo promovem o desenvolvimento estadual alavancando a economia local. “Os realizadores do concurso estão verdadeiramente de parabéns. O café conilon é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas. Portanto aqui, em Jaguaré, estamos vendo uma iniciativa de grande importância para a melhoria de vida de toda a população, pois vai certamente contribuir para a melhoria de qualidade do café dos produtores de Jaguaré”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Jean Costalonga acredita em crescimento e valorização do concurso e que o aumento da participação dos produtores vai possibilitar maior desenvolvimento “Estamos muito felizes com a realização desse concurso. Esperamos que a população das comunidades rurais possa participar e acompanhar esse processo para que nos próximos anos mais produtores possam fazer parte dessa iniciativa. Esperamos que esse concurso possa levar desenvolvimento e renda para mais produtores rurais de nosso município”.

Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaré, João Carlos Souza Lopes, destaca a importância do evento, também para os trabalhadores. “Certamente vai agregar muito, em especial a valorização do produto. Eu costumo dizer que nem todo trabalhador é produtor, mas, todo produtor é trabalhador. Esse concurso vem em um momento importante para fortalecer, também, a nossa categoria de trabalhadores rurais, porque tudo passa pelas mãos do trabalhador”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura, Pedro Drago, lembra que  Jaguaré já desponta há muitos anos como um destacado produtor de café conilon com diversidade e qualidade. Para ele agora é o momento dessa qualidade alcançar outro patamar. “Jaguaré tem uma história consolidada na produção de café conilon. Estamos entre os maiores produtores desse produto no País, Agora estamos dando um passo para produzir café conilon com ainda mais qualidade”, concluiu.

Para o vice-prefeito, Elder Sossai, o município e o Estado serão muito beneficiados se, à produção de café conilon em Jaguaré for agregado qualidade com novas técnicas e inovação. “A importância de agregar valor é a mudança de concepção do produtor que vai ganhar financeiramente também. Nós precisávamos iniciar esse processo, porque o caminho do café conilon é qualidade. Nós temos certa qualidade e muita quantidade, mas, agora vamos dar um ponta pé inicial para que num futuro próximo a gente possa estar com um café especial em Jaguaré”, afirmou Sossai.

O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra comemorou a realização do concurso por representar um momento de aprendizado em que os produtores rurais vão, ainda mais, agregar valor aos seus produtos. O prefeito destacou que os produtores de Jaguaré deram ao município o reconhecimento de, além de produzir conilon em quantidade, também entregar um produto com muita qualidade.

“Este é um momento de aprendizado para agregarmos ainda maior valor ao nosso café, pois já somos um dos maiores produtores de café conilon do mundo. Isso nos orgulha muito, graças ao trabalho dos nossos produtores rurais. E agora chegou o momento de darmos um salto de qualidade em favor de nós mesmos, gerando mais divisas, mais receita para as famílias e para o nosso município”, afirmou Marcos Guerra ressaltando que esse desenvolvimento será alcançado agregando mais qualidade ao café, que é a base da economia do município. “É a possibilidade de elevar o produtor rural a um nível ainda mais profissional, antes e depois da colheita. Dessa forma vamos estimular o desenvolvimento do município e atrair novos compradores gerando novos negócios”.

“Queremos a realização desse concurso por vários anos e, para tanto, precisamos de boas parcerias, pois só avançamos em comunidade com boas parcerias. Então, é preciso agradecer a todos os parceiros, todos os que promoveram esse evento. É assim que conquistamos uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou o prefeito.

Regulamento

O regulamento do 1º Concurso do Café Conilon de Jaguaré foi apresentado durante o evento e os produtores participantes foram orientados para não terem dúvidas sobre como preparar suas amostras para fazer a entrega nos postos de Coleta, nas datas e prazos descritos nas regras. Nesta sexta-feira, o Instituto Ampliê – organizador do evento, divulgou o regulamento do concurso, que é realizado pelo Sindicato Rural de Jaguaré e tem o apoio da Prefeitura do município.

A avaliação e classificação serão realizadas pela comissão julgadora dentro da Unidade de referência, utilizando a metodologia de análise sensorial do CQI (Coffee Quality Institute), selecionando as 10 primeiras amostras de maior nota e depois premiando as 5 melhores amostras. Estarão aptos a participar do Concurso, todos os produtores (maiores de 18 anos) de café Conilon (Coffea canephora) que tenham sua área de produção localizada no município de Jaguaré.

Conheça o Regulamento aqui!

Com informações da Prefeitura de Jaguaré

Compartilhar:

Deixar um Comentário