Brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café

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Provador de Três Pontas (MG) teve 100% de aproveitamento na análise das xícaras e bateu recorde mundial de menor tempo no Campeonato Mundial de Cup Tasters

Foto: BSCA

O brasileiro Dionatan de Almeida é campeão mundial de prova de café. O inédito título ao país foi conquistado ontem (14), superando 33 competidores de todo o mundo, no World Cup Tasters Championship, realizado de 12 a 14 de abril, em Chicago (EUA), durante a Specialty Coffee Expo. O provador de café das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), teve 100% de aproveitamento na análise das oito xícaras na final da competição, em 2’19”, desempenho 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos melhor do que o terceiro colocado, Han Jong Lee, da Nova Zelândia. Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2’09”.

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Almeida é o atual vencedor do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, competição realizada como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o que lhe conferiu o passaporte para ser o embaixador dos cafés do país na disputa mundial.

“Estou muito feliz por trazer esse título inédito ao Brasil. Agradeço demais a Deus por essa oportunidade e a todos que fizeram parte dessa história, especialmente a BSCA e a ApexBrasil, que realizam os campeonatos brasileiros e fazem tudo isso ser possível, dando suporte o tempo inteiro e possibilitando que eu viajasse aos EUA. Também aos parceiros que abraçaram essa causa para que pudesse me preparar e estar no mundial, como as Fazendas Caxambu e Aracaçu, e o Paiol Café Boutique, que sempre estiveram comigo desde o início da minha história no café”, reconhece.

O campeão também espera que o seu seja apenas o primeiro título internacional de muitos que o Brasil tem potencial para conquistar na prova de café, bem como nas demais categorias dos campeonatos de barismo. “Com esse, já temos dois mundiais, lembrando que o Boram (Um) é o atual campeão mundial de Barista. Que venham muitos outros para que possamos celebrar e colher os frutos de toda a dedicação que temos aqui em nosso país”, completa.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a vitória do provador brasileiro é mais uma evidência da importância do projeto setorial. “Essas conquistas são reflexo do esforço conjunto para consolidar internacionalmente a ideia de que o Brasil não é apenas uma nação produtora, mas também um grande conhecedor de cafés. Somos especialistas no tema, temos expertise e produtos de alta qualidade para compartilhar com o mundo”, destaca.

Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, explica que a evolução constante dos brasileiros nas competições mundiais de barismo refletem os investimentos e capacitações que são realizadas no país.

“Temos diversos cursos de formação profissional para baristas no Brasil, inclusive de provadores, como os cursos de Q-Graders que realizamos dentro do programa BSCA School. Esse arcabouço de qualificação profissional impulsiona nossos baristas a níveis históricos, como o título mundial que o Dionatan acaba de conquistar”, diz.

Outra plataforma que fomenta a capacitação dos profissionais, conforme ele, é a realização dos campeonatos de barismo no Brasil, que foram assumidos pela BSCA em 2016, com o objetivo de estimular a permanente evolução dos baristas.

“Há oito anos, tornamo-nos National Body da World Coffee Events, que é a entidade organizadora dos mundiais de barismo, o que nos deu o direito de realizar as etapas classificatórias das competições globais no país. Possibilitar a disputa internamente fez e segue fazendo com que os profissionais baristas se qualifiquem cada vez mais para buscar os títulos nacionais e, consequentemente, transformarem-se nos embaixadores dos cafés do Brasil”, comenta.

Estrela anota, ainda, que a cafeicultura é intrínseca ao país e que cada brasileiro tem o café envolvido em sua cultura, o que é um importante gatilho para se ter tantos profissionais gabaritados, nos mais diferentes segmentos da atividade, em todo o Brasil.

“O brasileiro é um diamante bruto quando se pensa em café. Todos têm um conhecimento guardado dentro de si e, no caso dos baristas, a realização dos cursos de formação e dos campeonatos de barismo servem exatamente para lapidarmos esses diamantes e os apresentarmos ao mundo, como agora com o Dionatan e, no ano passado, com o Boram Um. Os holofotes do mundo dos cafés especiais se voltam, dessa forma, cada vez mais ao Brasil, o principal player do mercado internacional”, aponta.

Em junho de 2023, em Atenas, na Grécia, o barista brasileiro Boram Um conquistou o primeiro mundial de barismo para o país ao levantar o título do World Barista Championship. Na ocasião, seu irmão Garam Um chegou ao terceiro lugar na disputa global de Brewers Cup. Voltando aos mundiais deste ano, o barista Rubens Vuolo, de Cuiabá (MT), chegou até as quartas de final também no mundial de Brewers Cup.

ENTENDA A COMPETIÇÃO
O World Cup Tasters Championship coloca em prova a velocidade, a habilidade e a precisão em distinguir as diferenças de sabor em cafés especiais do degustador profissional. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma diferente.

Usando habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência, o provador precisa identificar a xícara diferente no triângulo o mais rápido possível. Um total de oito triângulos são colocados em cada rodada e os oito melhores competidores, com o maior número de respostas corretas e o tempo mais rápido, avançam para a próxima rodada, até chegarem aos quatro melhores, que disputam a final. O campeão é o degustador que tiver o maior número de acertos no menor tempo.

BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, que engloba a realização dos campeonatos brasileiros de barismo, tem como foco a promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, diversidade e sustentabilidade.

A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que ativamente investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café.

O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE A BSCA
Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Cafés Especiais congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais, e busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover, principalmente nas áreas cafeeiras, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável através de programas, projetos e parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

A BSCA tem por finalidade, por meio de parcerias para pesquisas, difusão de técnicas de controle de qualidade e com as promoções de produtos, elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual, cujas consultas são disponibilizadas pela BSCA aos consumidores.

Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil e sua atuação é contínua na promoção dos produtores e cafés brasileiros.

BSCA

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