Mapa propõe plano nacional de desenvolvimento para o café

0

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, esteve presente na Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), que aconteceu nessa semana em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Novacki disse que propôs ao Conselho Nacional do Café (CNC) um plano nacional de desenvolvimento semelhante ao estabelecido para a fruticultura, visando uma maior participação no mercado internacional para que possamos retomar um espaço que foi perdido.

Segundo Novacki, o plano fará um diagnóstico, desde as boas práticas do setor, estudos sobre como melhorar a produtividade, passando pelo uso da tecnologia e do marketing (como vender nosso produto lá fora, abrindo novos mercados internacionais). “Depois desse diagnóstico preciso, atacaremos a todos àqueles pontos onde for necessário, para que o desenvolvimento do setor seja pleno. Então o desafio foi colocado, e apresento esta proposta a todos vocês. Queremos também fazer um plano nacional de desenvolvimento do café e o Mapa está à disposição de todos para isso”, colocou.

Novacki aproveitou para exaltar os números do setor. Segundo ele, um em cada três empregos gerados vem da agropecuária. Além disso, o setor é responsável por quase 50% das exportações brasileiras e representa um quarto do PIB nacional. “O crescimento de 17% na receita do agro em 2017 tirou o Brasil da recessão, que passou de um crescimento negativo de 3% para uma alta de 1%. E não é um avanço pequeno, comparado ao crescimento negativo do ano anterior”, apontou.

Além disso, conforme Novacki, o setor agro tem uma importância mundial, pois garante a segurança alimentar. “Cerca de 1,4 bilhão de pessoas é alimentada por aquilo que é produzido no Brasil. Isso por si só demonstra que se o produtor rural parar de trabalhar, muita gente vai parar de produzir”, assinalou.

Fenicafé

A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada e tem contribuído para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil.

Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. O evento acontece até quinta-feira(15), no Pica Pau Country Club em Araguari, no Triangulo Mineiro.

Notícias Agrícolas e Fenicafé

Compartilhar:

Deixar um Comentário