Confira a entrevista com o secretário de agricultura de Cachoeiro de Itapemirim

0
Cachoeiro de Itapemirim - Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim – Divulgação/PMCI

O portal Campo Vivo faz uma série de entrevistas com os secretários de agricultura dos municípios mais importantes para o setor no Espírito Santo. Você acompanha quais são as propostas e os desafios que os novos gestores tem pela frente em seus mandatos.

A entrevista desta sexta-feira (20) é com o Secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Robertson Valladão.

Confira:

A criação de gado de corte e a produção de leite é predominante em Cachoeiro de Itapemirim, tanto que a cidade é sede de uma das maiores cooperativas de leite do Espírito Santo. O longo período de estiagem do último ano prejudicou essas duas culturas. É que sem chuva, o pasto ficou seco e o gado sem ter o que comer. O cultivo de legumes e de outras culturas menores do município também foi prejudicada pela escassez hídrica.

Robertson Valadão - Secretário de Agricultura - Divulgação/PMCI

Robertson Valadão – Secretário de Agricultura – Divulgação/PMCI

“Todas as atividades agrícolas do município deixaram de ser irrigadas. Consequentemente tivemos perda. Na produção de leite, por exemplo, tivemos uma queda em torno de 20%”, disse o secretário de agricultura de Cachoeiro, Robertson Valladão.

Em 2016, as alternativas encontradas pela prefeitura para não deixar os produtores sem água foi abrir poços em suas propriedades ou abastecia com carros-pipa. Cerca de 110 produtores receberam essa assistência, principalmente os da pecuária.

O secretário de agricultura da cidade disse que o primeiro passo de sua gestão será fazer um levantamento para saber a real situação agropecuária do município.

“Nossa primeira preocupação é conversar com os produtores e fazer um levantamento do que foi perdido no ano passado. Sabemos que Cachoeiro tem quase 1800 produtores rurais, mas o quanto foi perdido de produção e o que os produtores precisam é nossa prioridade”, esclarece Robertson.

Ainda de acordo com o secretário, esse levantamento vai auxiliar a prefeitura a elaborar os planos de ação voltados para os produtores. Sua maior preocupação é com as condições das estradas vicinais, que são rotas de escoamento de produção.

“Nós já estamos trabalhando na manutenção de algumas estradas para garantir que os produtores tenham boas condições para o escoamento do que foi produzido”, garante.

Planos para os próximos anos:

A cooperativa de agricultura familiar, que já existe em Cachoeiro, está nos planos da gestão para ser ampliada. Com isso, a secretaria de agricultura espera ampliar o ritmo da produção e atrair novos associados.

“O cultivo de legumes em Cachoeiro é uma cultura que está ganhando força. Nós pretendemos dar mais assistência e incentivar a agricultura familiar aqui na cidade também”, disse.

Assim como em outros municípios, Cachoeiro de Itapemirim pretende promover o reflorestamento de áreas próximas a nascentes em propriedades rurais.

“Nós queremos que o nosso campo volte a ter água. Além do produtor não ficar desabastecido, podemos incentivar o agroturismo e isso a cidade de Cachoeiro tem potencial para oferecer. Nesse momento de crise econômica e crise hídrica, pretendemos trabalhar bem com os recursos que temos e garantir que os produtores tenham estrutura para uma boa produção”, conclui.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário