Cooabriel revela vencedores do XIII Concurso Conilon de Excelência nesta quarta

0

dscf2339

Os vencedores do XIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, serão conhecidos nesta quarta (19/10), durante a solenidade de premiação que deverá reunir mais de 250 pessoas em São Gabriel da Palha-ES.

Sócios inscritos, outros cafeicultores, técnicos, autoridades representantes de empresas de fomento, lideranças do agronegócio café e do cooperativismo, são esperados no evento, que também debaterá sobre a importância da qualidade do café e os desafios, com o presidente do Sindicato da Industria de Café – SINCAFÉ e 1º Vice presidente da Associação Brasileira da Industria do CAFÉ – ABIC, Sr. Egídio Malanquini.

Os 10 lotes finais foram cafés produzidos em 05 municípios capixaba e segundo avaliadores, apresentaram notas médias acima de de 81 pontos, revelando cafés de excelentes qualidades, com grande padrão de bebida, apurados mesmo diante da pior crise hídrica da história do Espírito Santo.

“Apesar dos problemas enfrentados pelos produtores nesta safra, como consequência da crise hídrica, que reduziu a produção, o XIII concurso revelou cafés de excelentes qualidades. Isto, se justifica pelo zelo e empenho do produtor em apurar qualidade para agregar valor ao produto e também porque com o clima, o café como fruta tropical, teve seu sabor acentuado, resultando numa bebida melhor, tanto que as amostras finalistas apresentaram notas com médias totais acima de 81 pontos”- destacou o gerente Geral da Cooabriel, Edimilson Calegari, ao falar da satisfação com a qualidade dos cafés.

Para o degustador da Cooabriel e responsável pela logística e armazenagem da unidade São Gabriel da Palha, José Carlos de Azevedo, as características das amostras desse concurso de 2016 foram bem mais elevadas do que do ano de 2015, onde o padrão de bebida melhorou consideravelmente, mesmo com a estiagem. “Vemos que estamos no caminho certo no incentivo à qualidade que é fruto do resultado do trabalho inovador da Cooabriel em apoiar o seu produtor em todas as fases de produção, inclusive, com aporte tecnológico, que favoreceu o resultado mesmo nesta situação adversa do clima, conseguindo alcançar ótimos resultados com os lotes do concurso” – falou entusiasmado.

Integrante da equipe de provadores, o especialista em qualidade de café, Vanildo Págio, revelou que a cada edição do Concurso de Excelência Cooabriel, acontece uma surpresa quanto à qualidade dos cafés apresentados. “É nítida a mudança do produtor no preparo dos seus cafés, resultando assim, em bebidas finas caracterizadas como: fragrância, acidez mediana, leve doçura, equilíbrio de amargor e outras nuances agradáveis ao paladar (características que há pouco não se atribuía ao conilon capixaba), fruto de um trabalho acreditado pela Cooabriel que incentiva e premia seus sócios pela excelência em produzir bons cafés. Muitas amostras nesta edição surpreendem. Destaque para os cerejas descascados que sobressaem ao paladar. Parabéns aos produtores e sua cooperativa que entregarão ao mercado um conilon de extrema qualidade e será sem dúvida, percebida pelo consumidor e valorizada pelos tomadores de café” – avaliou.

Gustavo M. Sturm, R Grader, que também faz parte da equipe de provadores, se impressionou com o resultado das avaliações.”Com relação aos cafés avaliados, a maioria apresentou uma bebida limpa, suave, com atributos equilibrados. E os finalistas se destacaram com excelentes nuances, elevada acidez e doçura, além de um retrogosto muito agradável, mostrando-se imponentes durante a avaliação. A COOABRIEL está de parabéns pelo pioneirismo no incentivo à melhoria da qualidade do café conilon. Este tipo de ação é fundamental para tornar o negócio café cada vez mais sustentável”- completou.

Os 10 sócios finalistas, aguardam suas colocações nas duas categorias a serem premiadas: 05 lotes da categoria café natural e os 05 lotes da categoria cereja descascado.

Eles disputaram com 98 amostras de 12 municípios inscritos da região noroeste capixaba.
Serão distribuídos o equivalente a 92 sacas de café em prêmios aos vencedores, que ainda, agregarão um diferencial por saca na hora da comercialização.
Parceiros: O patrocínio de cinco importantes parceiros, fortalece a iniciativa da Cooabriel em promover o café conilon de qualidade no mercado. São elas:

– Sicoob, Patrocinio Diamante;

-Grupo Tristão/Reacafé, Patrocinio Gold;

– Fertilizantes Heringer, Patrocinio Gold;

– Sistema OCB/SESCOOP-ES, Patrocinio Silver;

– BASF, Patrocínio Silver.

Cerimônia: A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de outubro (quarta-feira), na Associação Banestes, em São Gabriel da Palha, com início às 13 horas.

Desde o ano de 2003 – A Cooabriel realiza este concurso desde o ano de 2003, quando criou critérios e padrões para apuração sensorial da variedade, dos quais, foram norteadores para a criação de outras iniciativas no mercado nacional. “Na época, fomos a campo falar com o nosso produtor sobre o concurso, e sua importância para promover a melhoria da qualidade do grão. E ano a ano, fomos identificando potenciais produtores de qualidade” – falou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto, um entusiasta desta iniciativa. “A Cooabriel teve um papel importante no estímulo à melhoria da qualidade do café conilon. Os sócios, que nesses treze anos, participaram dos concursos da Cooperativa, foram os grandes colaboradores da melhoria do café conilon e ajudaram a mostrar ao mercado o potencial desta variedade de café”- destacou.

A seguir a lista dos classificados do XIII Concurso Conilon de Excelência Cooabriel, em ordem alfabética:

Nome Origem do café Cidade Categoria Preparo Filial
Adair Batista Borges Sítio Recanto, Cº S. Pedro Alto Rio Novo-ES Café Natural Terreiro de Estufa Alto Rio Novo
Bento Venturim Sítio Concórdia, Cº Sabiá I São Domingos do Norte-ES Cereja Descascado Secador a Fogo Indireto S.Gabriel da Palha
Cloves Mendonça Batista Sítio KR, C Afluente do Cº Boa Vista Nova Venécia-ES Café Natural Terreiro Pedra Águia Branca
Gerson Santana Sítio Santana, Cº Jacutinga Mantenópolis-ES Cereja Descascado Terreiro Estufa Alto Rio Novo
Gilmar Luiz Cuquetto Síto Morro Alto, Cº Iracema São Gabriel da Palha-ES Café Natural Terreiro Cimento S.Gabriel da Palha
Leonardo Cuquetto Síto Morro Alto, Cº Iracema São Gabriel da Palha-ES Café Natural Terreiro Cimento S.Gabriel da Palha
Rodrigo Márcio Rigo Faz.Saúde, Cº da Saúde São Gabriel da Palha-ES Cereja Descascado Secador a Fogo Indireto S.Gabriel da Palha
Rosa Maria Caser Venturim Sítio concórdia Cº Sabiá I São Domingos do Norte-ES Cereja Descascado Secador a Fogo Indireto S.Gabriel da Palha
Valmir Herzog Faz. Herzog,Cº Barra do Guarani Nova Venécia-ES Natural Terreiro Cimento Águia Branca
Wilson Luciano Mont Mor Síto Raphalys, C Afluente do Cº Rio Novo Alto Rio Novo-ES CD Terreiro Estufa Alto Rio Novo

 

Compartilhar:

Deixar um Comentário