O laboratório de análise de resíduos químicos do Centro Universitário Norte (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo, em São Mateus, já está em funcionamento. O laboratório vai subsidiar pesquisas científicas do Programa Agromais, relacionadas a qualidade de produtos agrícolas, como o café, a pimenta do reino, o coco e o mamão.
O laboratório que também será usado para a formação de estudantes em iniciação científica e para as pesquisas dos alunos do mestrado foi viabilizado com recursos de uma emenda ao Orçamento do Governo Federal no valor de R$ 300 mil apresentada pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.
De acordo com o professor Marcelo Barreto, coordenador do Programa Agromais do Ceunes, já começaram a fase de treinamentos e, agora, a equipe está se adaptando aos novos equipamentos.
Evair destacou que com o laboratório os pesquisadores capixabas não precisam mais enviar amostras de suas pesquisas para outros estados. “Com esse novo laboratório, vamos ter análises com resultados mais ágeis para que possamos otimizar o trabalho dos agricultores da região”.
Agromais
Segundo Marcelo Barreto, o Programa Agromais trabalha por uma agricultura sustentável, servindo como um controle de qualidade para a produção agrícola. Ele identificou que muitos produtores rurais da região só descobriam os problemas em suas produções quando elas chegavam ao supermercado para o consumidor.
“Em nossos laboratórios, avaliamos as boas práticas e técnicas como a do uso correto da água para irrigação, segurança e seguridade dos trabalhadores e produtores, gestão de propriedade e controle de doenças e pragas, por exemplo. Buscamos enxergar os pontos fortes e fracos para que possamos aperfeiçoar o trabalho dos agricultores e, assim, entregarem produtos cada vez melhores para o consumo”, afirmou o professor do Ceunes.
Defensor dos projetos de pesquisa voltados à agropecuária, o deputado Evair de Melo acredita que programas como o Agromais potencializam a força dos produtores rurais no estado. “O melhor caminho para que o nosso rural possa se tornar referência no país é através da pesquisa e o Programa Agromais tem sido destaque auxiliando os agricultores na adoção de boas práticas em suas produções”.
Além de realizar pesquisas e treinamentos, o Programa oferece eventos como o AgroMais 2018, que vai acontecer de 26 a 28 de julho. A feira traz em sua programação prévia a realização de exposições, workshops empresariais, palestras e concursos voltados às novas tecnologias e controle de qualidade no campo.
Assessoria Evair de Melo